22/04/2014 Sec. da Saúde

Médica cubana atenderá no ESF Promorar em Guaporé

Satisfazendo as necessidades de atendimento médico no Município de Guaporé – RS, o Poder Público Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu nesta terça-feira (22/04) uma médica cubana, através do Programa Mais Médicos do Governo Federal.
\r\nA apresentação da profissional aconteceu no Gabinete do Prefeito Paulo Mazutti, acompanhado do Vice Prefeito, Emílio Carlos Zanon e da Secretária de Saúde em exercício, Patrícia Messa Urrutigarai.
\r\nDianyls Caminero Velásquez, 28, é formada há quatro anos e já trabalhou em Cuba e Venezuela, na área da saúde da família. Segundo a médica, antes de ingressar no Programa frequentou um curso preparatório de duas semanas em Cuba e mais 30 dias em Porto Alegre. “Neste período aprendemos noções de português, além de uma capacitação sobre as doenças encontradas no Brasil”, conta.
\r\nEm comparação com o seu país, a médica explica que no Brasil, ainda existem doenças como a febre amarela e infecções que já foram erradicadas em Cuba, mas espera que sua colaboração traga muitos benefícios para a população guaporenses. “Vou dar o melhor de mim e espero atender bem a comunidade”, almeja.
\r\nA médica integrará a equipe da Estratégia Saúde da Família do Bairro Promorar, que juntamente com mais 11 profissionais prestam assistência a 933 famílias, o que representa 3.265 pessoas dos Bairros Nossa Senhora da Paz, Vila Verde I e II e parte do São Cristóvão.
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé
\r\n