Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

Secretaria
A Secretaria

Secretário

Odacir Toldi


Telefone Gabinete do Secretário(a): (54) 3443-5030


Museu: (54) 3443-5470

Biblioteca: (54) 3443-5018

Arquivo: (54) 3443-5810

Patrimônio: (54) 3443-4694

 


RODOVIÁRIA:
Telefone: (54) 9 9907-3716


 

LEI ALDIR BLANC

Estão disponíveis os cadastros para os espaços culturais e para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Esses cadastros servirão de base para a implementação da Lei Aldir Blanc.

Os espaços culturais de Guaporé deverão se cadastrar, obrigatoriamente, no cadastro da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte.

Os trabalhadores e trabalhadoras da cultura devem se cadastrar, exclusivamente, no sistema de cadastro da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte para trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Encontram-se abaixo os links para os cadastros:

Documento para download: Espaços Culturais

Documento para download: Projetos Culturais

 

 

TURISMO DE COMPRAS:

O Turismo de Compras movimenta diariamente o turismo local. São mais de 150 lojas, direto de fábrica. Abertas de segundas aos sábados à tarde e ainda, o Shopping Belas Guaporé, com mais de 60 lojas, aberto de segundas aos domingos até as 18 horas. 
Joias folheadas, lingeries, moda praia, fitness e modinha, com produtos acompanhando as tendências da  moda mundial.
Ainda, a Rota Turística COMPRE GUAPORÉ, oferece dois eventos anuais: A CHUVA DE OFERTAS, que, de forma organizada, compõe campanhas, ofertas diversas para presentear o público.

Fones de contato: Ajoli – Associação da Joia e Lingerie de Guaporé – (54) 3443-6323
Shopping Belas Guaporé – (54) 3443-5225

 


 

TURISMO RELIGIOSO:

  • Igreja Matriz Santo Antônio, localizada junto a Praça Central de Guaporé. Totalmente restaurada após o incêndio de 1998, sua beleza encanta a todos que visitam. Seu estilo Gótico torna-se mais evidente através das pinturas internas e dos vitrais que a ornamentam, obras idealizadas pelo Artista plástico ítalo-brasileiro Emilio Benvenutto Zanon.
  • MONUMENTO DO CRISTO: localizado no Morro do Gallon, com 13 metros de altura, de onde se tem a vista de alguns Municípios e a vista panorâmica de Guaporé. Na Sexta Feira Santa, ocorrem dois eventos de grande expressão: A VIA SACRA DO MORRO – Igreja Católica, com as 14 Estações da Via Sacra dramatizadas pela comunidade no trajeto do Morro, culminando com uma celebração. Reúne milhares de fiéis de toda a Região.

O Sermão da Montanha, acontece na parte da tarde, organizado pela Igreja Quadrangular, também reunindo milhares de fiéis.

  • Festa de Santo Antônio – Padroeiro do Município. Acontece todo dia 13 de junho, uma grande festa comunitária em honra ao Padroeiro. Além de ser Feriado Municipal.

 


 

TURISMO ECOLÓGICO: 
Com uma natureza privilegiada, a cidade de Guaporé proporciona paisagens encantadoras, tudo graças a localização geográfica, beneficiada pelos Vales do Carreiro e do Guaporé, rios que circundam nosso município.
São grutas e quedas d’agua, além da possibilidade de caminhadas autoguiadas. 
 


 

TURISMO ESPORTIVO: 
Cidade apaixonada pelo automobilismo, Guaporé apresenta seu maior cartão postal neste segmento turístico, o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, palco das maiores disputas automobilísticas do calendário Nacional em sua pista de 3080 metros. Junto ao Parque esportivo também é encontrado o Kart Club Guaporense, local de iniciação e porta de entrada para o surgimento de novos “Ases da Velocidade”.
Também outras modalidades acompanham o esporte. Encontro de Carros Antigos, Guaporé Night Run – Rústica Noturna, Encontro de Bikes, Moto Regularidade, Jipeiros, Futsal, Futebol de Campo, Futebol Sete, Padel, Basquete entre outros esportes que se fortalecem. 
O CALENDÁRIO AUTOMOBILÍSTICO PODE SER CONFERIDO NA ASSOCIAÇÃO GUAPORENSE DE AUTOMOBILISMO – AGA – pelo fone: (54) 3443-1110 ou no site www.autodromodeguapore.com.br .

 


 

TURISMO CULTURAL: 
Compondo a Secretaria do Turismo, a CULTURA é desenvolvida através de ações que buscam resgatar e em especial preservar a história, dando ênfase à Imigração Italiana.
Com eventos voltados ao resgate cultural, temos o Guaporock, Carnaval de Rua, Festa dos Coelhos, a Semana Farroupilha, Ciranda da Musicalidade, Mostra Guaporé, Festivais de Música, Natal Arte, Semana do Município. 
Dispondo de uma ampla Biblioteca Pública Municipal localizada junto à Casa da Cultura a comunidade guaporense pode apreciar a boa leitura através dos mais de 20.000 títulos que estão à disposição de forma gratuita ao usuário sendo disponibilizada também Biblioteca Infantil.
São realizadas anualmente atividades culturais com a participação efetiva da Comunidade, salientando-se a Note D’Italia na Linha 2ª São Pedro – Jantar Italiano.

 


 

TURISMO RURAL E ENOTURISMO:
Vinícola Giaretta: Pesque e Pague, gastronomia, degustação e visitação na Vinícola.
Estrada Linha General Carneiro, s/n
Distrito de Santo Antônio
99200-000- Guaporé - RS
Fone (54) 3443-1806
SAC: sac@vinicolagiaretta.com.br 

Vinícola Gheller – Espaço para eventos, degustação e visitação na Vinícola.
Linha Pinheiro Machado (2,31 km)
99200-000 Guaporé, Rio Grande Do Sul, Brasil 
Fone: (54) 98118-2862
Whatsapp: (54) 99669-9011
Site: www.vinicolagheller.lojaintegrada.com.br

Vinícola e Osteria Scalco: Restaurante típico italiano, sob agendamento, agroindústria e visitação e degustação na Vinícola
Linha Felix da Cunha, Guaporé – RS
Telefone: (54) 3443-8372 
https://pt-br.facebook.com/vinicola.scalco

 


 

CIDADE ESCOLA AYNI:
A Ayni foi desenhada para ser um lugar de inspiração, de referência em transformação do ser, de educação e sustentabilidade. Um espaço de aprendizado para crianças, pais, educadores e comunidade.
Recebe pesssoas dos mais diversos países, como voluntárias.
Aberta para visitação.
Informações:www.fundacaoayni.org
E-mail: cidadeescola@fundacaoayni.org

 


 

ROTA DAS PAIXÕES:

Uma grande rota turística, unindo todos os produtos turísticos que Guaporé oferece, dentro das compras, aventura, cultural, rural, religioso, enoturismo. Informações: Secretaria de turismo. Fone: (54) 3443-5030.

Telefone
(54) 3443-5030

E-mail
guaporeturismo@guapore.rs.gov.br