22/04/2014 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Escolinha de Futebol de Guaporé prepara meninos e meninas para o futuro

Com aproximadamente 70 inscritos, a Escolinha Municipal de Futebol de Campo, teve início no mês de março no Estádio Municipal General Ernesto Dorneles em Guaporé – RS. <br />\r\nA iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolviment...

\r\nA iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, através do Conselho Municipal do Desporto atende crianças e adolescentes de 11 a 16 anos no turno inverso ao da escola.
\r\nAlém das dicas inicias para a prática do esporte, como respiração e a importância do alongamento, os alunos recebem formação em cidadania como espírito de equipe, motivação, respeito, além da dedicação na escola. Isso, porque entre os requisitos para participar do projeto, que é totalmente gratuito, os atletas devem estar frequentando a escola, pois o desempenho será cobrado posteriormente, explica o Coordenador do Projeto, Roberto Mendes Camargo.
\r\n“Procuramos passar aos alunos a importância da disciplina e do respeito entre eles, enfatizando que a equipe é formada por 11 atletas dentro de campo, mas o resultado será conquistado pela união de todos”, explica.
\r\nAté o momento, os alunos inscritos foram divididos em três categorias, com a participação de 14 meninas na categoria dos 11 aos 12 anos. Elas vêm ao encontro do desafio de jogar futebol, vencendo o preconceito e agarrando a oportunidade, contam as amigas, Silene, Karoline, Andressa e Lizia que não perdem uma aula. “Muitas meninas não têm condições financeiras de frequentar uma escolinha, e como temos, precisamos aproveitar”, comemoram.
\r\nA empolgação e dedicação dos alunos motiva a Coordenação do projeto que já pensa em amistosos contra times da região. “Estamos estudando uma forma de organizar eventos no sábado, convidando times de outras cidades para colocar em prática o que aprenderam até o momento”.
\r\n
\r\nOs alunos interessados em participar da Escolinha ainda podem realizar as inscrições no próprio Estádio, as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 13h30m., sendo necessário estar munido de Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. No momento da inscrição será entregue um termo de responsabilidade que deverá ser assinados pelos pais ou responsáveis.
\r\n“Acreditamos que a partir do segundo semestre deste ano, poderemos abrir turmas no turno da manhã, para atender os alunos que estudam a tarde”, antecipa o coordenador.
\r\nInformações podem ser adquiridas na Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico ou através do telefone (54) 3443. 5030.
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé