22/04/2014 Sec. do Meio Ambiente

22 de abril, Dia da Terra

Oficial e mundialmente conhecido como o Dia da Terra, o dia 22 de abril foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, mas já era comemorado nos Estados Unidos desde 1970. O senador norte-americano Gaylor Nelson foi o responsável pela ideia após presenciar os danos causados por um grande vazamento de petróleo.
\r\n \tÉ impossível comemorar este dia sem que haja uma reflexão sobre o que nós estamos fazendo com a Terra. Sendo assim, aí seguem algumas sugestões de como é possível honrar o nosso planeta nesta ocasião especial e em todos os outros dias.
\r\n
\r\nCalcule a sua pegada ecológica
\r\n
\r\nBastante apropriado, o termo pegada, simboliza as marcas que deixamos no planeta. A pegada ecológica nada mais é do que o impacto que as nossas escolhas e hábitos geram no meio ambiente.
\r\nA organização internacional Footprint Network disponibiliza uma ferramenta virtual que te ajuda a calcular o tamanho desta pegada. Com base nas informações disponibilizadas pelo aplicativo, é possível estabelecer novas metas e mudanças no estilo de vida, de modo a comprometer menos a natureza. Clique no link abaixo para calcular a sua pegada ecológica.
\r\nhttp://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/
\r\nOptar pelo consumo consciente
\r\n
\r\nO consumo consciente significa analisar o que realmente é necessário, pensando antes de se render a qualquer impulso momentâneo. Esse autocontrole impede que muito dinheiro seja gasto em itens que ficarão parados no armário ou na gaveta sem utilidade alguma. Um consumidor ainda melhor, analisa a procedência antes de comprar, optando por produtos e alimentos produzidos localmente.
\r\n
\r\nDeixe melhores filhos para o mundo
\r\n
\r\nAlém de se preocupar com um mundo melhor, também é preciso deixar o local melhor para nossos filhos. Por isso, passe bons valores a eles. O hábito também vale para ser aplicado com sobrinhos, amigos e qualquer outra pessoa do seu convívio. Influencie quem está ao seu redor. A corrente que se espalha e gera bons frutos por muitas gerações.
\r\nPlante uma árvore
\r\n
\r\nUm ato tão simples e prazeroso que deveria ser praticado constantemente por todos os seres humanos. Pois além de ajudar a minimizar parte da nossa parcela de culpa em relação aos nossos impactos ambientais, essa também é uma valorização da vida. Plantar uma árvore é a geração de um novo ser. Se possível, não fique na primeira, faça disso um hábito que trará bons frutos para o futuro.
\r\nPratique boas atitudes
\r\n
\r\nCompartilhar coisas boas também é uma forma de agradecer e honrar a Terra por toda a hospitalidade e beleza que ela nos oferece. Portanto, faça o mesmo. Respeite o próximo, pratique a gentileza, dê um sorriso. Se possível, vá além. Uma maneira de ultrapassar a zona de conforto é participando de algum trabalho voluntário. Use seus talentos para o bem do outro, a recompensa é imensurável.