29/01/2014 Sec. da Saúde

Vacinação contra HPV na rede de ensino de Guaporé inicia em março

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), amplia no ano de 2014 o calendário nacional de vacinação, introduzindo a vacina quadrivalente contra o Papiloma Humano (HPV), explica a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Guaporé, Regina Maria Fin. “A vacina possibilita prevenir a doença, que representa hoje a segunda principal causa da morte por neoplasia entre mulheres no Brasil”, esclarece.
\r\n Conforme Regina, o sucesso da estratégia de vacinação depende do trabalho articulado, com o planejamento e execução entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e da Educação. “O Município de Guaporé iniciou o processo de Organização da Campanha contra o HPV, no mês de janeiro de 2014 realizando os contatos necessários com a rede de ensino pública e privada”, conta.
\r\nEquipes da Secretaria da Saúde estarão presentes nas escolas vacinando todas as meninas de 11 anos completos até 13 anos indiscriminadamente. Para isso esta sendo realizada junto à Direção das Escolas, uma listagem das alunas desta faixa etária.
\r\n De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação das adolescentes ocorre sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto caso o pai ou responsável não autorize a vacinação na Escola, deverá encaminhar o Termo de Recusa devidamente preenchido e assinado, apresentado pela adolescente no dia da vacinação.
\r\nA enfermeira antecipa que para atender o novo serviço, profissionais da área de imunização e também um representante de cada escola que oferecerão a vacina, participam de uma capacitação no dia 13 de fevereiro no Município de Farroupilha.
\r\nA primeira dose da vacina será aplicada na escola em que a adolescente frequenta no dia 10 de março. “Lembrando que aquelas que não desejarem receber a vacina na escola, devem apresentar o Termo de Recusa neste dia. Aquelas que não o fizerem receberão a vacina. O termo será entregue as estudantes na primeira semana de março”, alerta a enfermeira.
\r\nNeste dia serão vacinadas as adolescentes nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003. A segunda dose será administrada seis meses após a primeira dose, na Unidade de Saúde. E a terceira dose, cinco anos após a primeira dose também na Unidade de Saúde.
\r\nÉ muito importante que no dia da vacinação estar com a caderneta de vacinas em mãos.
\r\n
\r\nIlustração: Imprensa Município de Guaporé