Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
13/01/2014 Sec. Geral de Governo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Tenente Alba tira dúvidas sobre alistamento militar em Guaporé

Desde o mês de janeiro a 7ª Delegacia do Serviço Militar de Guaporé, está sob o comando do Tenente Valmir Pedro Alba, que substitui o Capitão Airton Coppini, transferido para o hospital militar em Porto Alegre-RS.<br />\r\nA abertura do período de ali...

Desde o mês de janeiro a 7ª Delegacia do Serviço Militar de Guaporé, está sob o comando do Tenente Valmir Pedro Alba, que substitui o Capitão Airton Coppini, transferido para o hospital militar em Porto Alegre-RS.
\r\nA abertura do período de alistamento militar teve início no dia 1º de janeiro e se estende até o dia 30 de junho de 2014, para os jovens da classe 1996, que completam 18 anos até o final este ano, valendo também para os cidadãos brasileiros que residem no exterior. Esta obrigação sempre deixa algumas dúvidas aos jovens, assim o Tenente Valmir tira algumas dúvidas a respeito.
\r\nEm Guaporé o alistamento militar é realizado na Junta de Serviço Militar, localizado na Rua Guilherme Mantese nº 570 – Centro, das 08h30m às 11h30m e das 13h30m as 17h30m.
\r\nDe acordo com o Tenente Valmir, o ano de nascimento é identificado como a classe do cidadão. Por exemplo, no ano de 2014 alistam-se os cidadãos nascidos em 1996, ou seja, em 2014 alista-se a classe de 1996. “Poucas pessoas sabem mas o obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, perdura até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade”, explica.
\r\nOs documentos necessários para o alistamento são: duas fotos 3x4 recentes sem cobertura; Certidão de Nascimento ou casamento; Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção); Carteira de Identidade e\tCPF (para quem possui).
\r\nO Tenente explica que a fotografia também deve seguir alguns critérios, como o tamanho 3x4, frontal; sem data; fundo claro; cabeça e orelhas a descoberto; recente e sem uso; sem acessórios (óculos, piercing, colar, brincos); a camiseta regata também não é permitida.
\r\n
\r\nApós o alistado, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM), contendo seus dados pessoais, local e data de apresentação para a Seleção Geral, de forma gratuita.
\r\n “É muito importante estar em dia com as obrigações militares, uma vez que esta situação será solicitada para assumir cargos no serviço público, matrícula em universidades, requisição de passaporte, emprego com carteira assinada, obtenção do título de eleitor,” frisa.
\r\nAlguns atos como alistamento fora do prazo, falta nas inspeções de saúde e segunda e demais vias de Certificados são considerados graves pela Delegacia de Serviço Militar. Em caso de atraso na regularização da situação militar, o cidadão será multado, sendo que o valor aumenta conforme a demora, finaliza o tenente Valmir.
\r\n
\r\nFoto/divulgação
\r\n

Outras Notícias