21/03/2014 Sec. da Agricultura

Quatro agroindústrias guaporense recebem selo Sabor Gaúcho

As agroindústrias Del Paesi, Vinícola Scalco, Natupeixes e Cristófoli do Município de Guaporé receberam na quarta-feira (19/03) o selo Sabor Gaúcho criado para as Agroindústrias Familiares do Rio Grande do Sul. A marca garante a qualidade dos produtos, além de agregar valor aos produtos e levando a mesa dos consumidores alimentos de boa procedência.
\r\nAtualmente, Guaporé conta com 600 propriedades rurais, que produzem milho, soja, uva, erva mate, leite, entre outras atividades que correspondem a 22 por cento da receita do Município, salienta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Guaporé, Antônio César Perin. “A valorização da produção agrícola local é importante para a parceria com o Poder Público que através da lei 11.747/2009 que destina 30 por cento da produção familiar a merenda das escolas públicas, sendo que isso poderá aumentar ainda mais com a criação de uma cooperativa de produtores rurais que fortalecerá ainda mais a economia local”, explica.
\r\nDa mesma forma o Secretário Municipal da Agricultura, Cleto Antônio Salvagni, salientou que as quatro agroindústrias guaporense são as primeiras de muitas que receberão o selo. “O Poder Público é um grande incentivador da produção rural que torna a merenda escolar como um hábito saudável para as crianças do Município”.
\r\nRepresentando as agroindústrias familiares, o proprietário da Del Paesi, Ari Paesi, agradeceu o Poder Público e a Emater pelo apoio recebido e incentivou outros produtores rurais a iniciar uma agroindústria, valorizando sua produção e amentando sua renda. “O mercado do município é enorme, tendo espaço para todos, no entanto é necessário ser responsável e criterioso com os produtos oferecidos”, aponta.
\r\nFinalizando o evento, o Prefeito Municipal, Paulo Mazutti parabenizou as agroindústrias Del Paesi, Vinícola Scalco, Natupeixes e Cristófoli pela iniciativa e acredita que esses exemplos garantem o progresso do Município.
\r\nNo Estado mais de 1.700 agroindústrias possuem o selo e estão inseridos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Para isso o agricultor busca cumprir alguns critérios entre eles as questões sanitária e ambiental e assim, passam a utilizar um selo do Sabor Gaúcho em seus produtos, o que é mais um fator que ajuda na comercialização.
\r\n
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé