28/03/2014 Sec. de Educação

Projeto “Ser Líder... Compartilhe essa ideia” capacitará alunos

As relações interpessoais entre alunos no espaço educacional da sala de aula já trazem, de longa data, preocupação a professores, gestores e demais profissionais da educação. Assim o Município de Guaporé, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promove na segunda-feira (31/03) a partir das 9 horas, no Auditório da Casa da Cultura, a abertura oficial do projeto para líderes de turma.
\r\nDurante nove meses, totalizando 24 horas/aula, o Projeto tem como objetivo discutir a necessidade de transformar os participantes desse espaço em sujeitos mais humanizados e atuantes no processo de ensino aprendizagem. A iniciativa pretende formar educandos com espírito de liderança a fim de desenvolverem ações de melhoria no convívio coletivo, com visão multiplicadora e atuante na escola, explicam as Coordenadoras do Projeto, Carine e Neodeci, as quais destacam que para desenvolver esta proposta pretendem capacitar dois representantes por turma, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ou seja, em torno de 50 alunos das escolas da rede municipal, através de encontros de estudos mensais, orientação e troca de experiências. Não há a pretensão de dar respostas, mas de despertar para inquietações que os levem a questionar e buscar as próprias soluções.
\r\nAlém dos encontros presenciais, os líderes serão multiplicadores de conhecimentos e boas ações, desenvolvendo atividades sugeridas ou construídas por iniciativa própria, em parceria com o professor conselheiro, para o bem coletivo da escola e da sala de aula, conforme cronograma que, entre outros temas, propõe estudos em: noções de primeiros socorros, controle de situações de indisciplina e agressividade, educação para o trânsito, boa comunicação, respeito e construção das inter-relações.
\r\nDiante desta preocupação, queremos fortalecer as relações de convivência dos educandos, sendo este um princípio de mudança eficaz com vistas à transformação social, explica a Secretária Municipal de Educação, Doraci Bortoncelo. “Vamos possibilitar oportunidades de treinamento e desenvolvimento de lideranças no espaço escolar como uma prática de crescimento sócio-cultural, político, crítico e intelectual do discente, com a responsabilidade de multiplicar para a busca de resultados”, aponta.
\r\nA capacitação vem fortalecer ações por eles já realizadas, auxiliando na resolução de situações problema do cotidiano, questionando o que podem fazer e como devem fazer.
\r\n