Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
17/01/2014 Sec. Geral de Governo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

PROCON de Guaporé alerta consumidores para as compras do material escolar

O ano letivo da maioria das escolas está marcado para o final do mês de fevereiro, e com isso, inicia também a época das pesquisas por parte dos pais com relação à lista de material escolar dos filhos. E atento a isso, o Procon de Guaporé relacionou a...

O ano letivo da maioria das escolas está marcado para o final do mês de fevereiro, e com isso, inicia também a época das pesquisas por parte dos pais com relação à lista de material escolar dos filhos. E atento a isso, o Procon de Guaporé relacionou algumas orientações aos consumidores sobre os itens que podem constar na lista de material escolar e a “velha” estratégia de pesquisar muito antes de fechar a compra.
\r\nMas, antes de gastar sola de sapato, os pais devem se atentar as “sobras” do ano letivo anterior, para a possibilidade de reaproveitamento do material e, principalmente, em relação aos itens que não podem constar na lista de material escolar.
\r\nO Coordenador do Procon de Guaporé, Luís Fernando Farias destaca que o governo federal proibiu os estabelecimentos de ensino de incluir na lista de material escolar itens de uso coletivo (Lei Nº 12.886, de 27 de novembro de 2013). Alguns materiais que costumeiramente são inseridos nas listas, como copos descartáveis, produtos de limpeza ou de higiene, giz, são de uso coletivo e, por isso, são proibidos por Lei e, desta forma, os pais devem ficar atentos e exigirem o cumprimento da Lei. Já os itens didáticos, os pais devem observar se a quantidade não é excessiva e buscar um bom entendimento com a escola.
\r\nOs pais devem pesquisar o máximo possível os itens da lista de materiais, já que estudos realizados nos mostram diferenças significativas de um local para outro. Um exemplo é o lápis preto comum nº 2 que custa até R$ 0,45 mais barato numa loja, comparado com outra que vende o mesmo produto. “Outra dica é a formação de grupo de compras pelos pais, desta forma o poder de negociação com a papelaria aumenta, principalmente com descontos e facilitação na forma de pagamento”, orienta Farias.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nAlém dessas dicas, o Coordenador salienta que no dia em que for comprar o material escolar, se possível evitar levar os filhos, pois os pequenos têm a tendência de escolherem os chamados itens de grife, o que onera sensivelmente o valor final da compra.
\r\nEm caso de dúvida ou reclamação, telefone Procon de Guaporé (54) 3443 6329
\r\n

Outras Notícias