05/11/2013 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Prefeitos italianos visitam Guaporé visando o Gemellaggio

<br />\r\nInteressados em realizar um intercâmbio com o Município de Guaporé, estiveram na cidade, no último domingo (03/11) os prefeitos italianos, Ivano Faoro do município de Arsié e Gerry Boratto de San Martino di Lupari. <br />\r\nConduzidos pela ...

\r\nConduzidos pela Câmara Italiana, os prefeitos realizam passeios pela região, selecionando Guaporé em seu roteiro, com intenção de fazer o Gemellaggio. Trata-se de um acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural, bem como o estudo das possibilidades de formação de profissionais, trabalhadores, professores e jovens no âmbito linguístico, histórico e cultural e para a formação de administradores para gestão de território. Em português, Gemellaggio significa “Cidades-Irmãs”.
\r\nOs Italianos foram recepcionados pelo prefeito em exercício, Caio Zanon, uma comitiva da Prefeitura Municipal e o tradutor, Telvino Barp convidado para facilitar a comunicação dentre o grupo.
\r\nNo roteiro, foram apresentados a eles alguns dos pontos turísticos da cidade, como Igreja Matriz, Cristo, Autódromo, Vinícolas e Centro Comercial.
\r\nAtravés das várias manifestações que fizeram sobre a beleza, exuberância e organização de Guaporé, acredita-se que em breve poderá ser assinado o acordo com uma das cidades mencionadas, antecipa a Secretária de Turismo de Guaporé, Luciane Faccio Balestiere. “Com isso, Guaporé e seus cidadãos terão oportunidade de conhecer, de trocar experiências, de realizar intercâmbio com as cidades de origem dos italianos que aqui se fixaram, pois certamente tiveram participação decisiva no desenvolvimento da cidade e da região, geraram muitos descendentes e hoje são parte da nossa cultura, da nossa história e da nossa memória”, finaliza.
\r\n
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé