12/02/2014 Sec. do Meio Ambiente

Ícone da juventude guaporense, “Piscina dos Maristas” será restaurada

Local de encontro da comunidade guaporense na década de 60, a “Piscina dos Maristas” era um lago natural que servia para a “meninada” se refrescar nos dias de verão. O local era assim conhecido por se localizar no terreno da propriedade dos Irmãos Maristas, com aproximadamente 3,4 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica.
\r\nMoradores da época relatam no Livro A Transformação de Guaporé – Evolução Urbana e Memórias, do guaporense Giovani Girelli, que a piscina ficava atrás do Colégio dos Maristas, e para chegar até o local era necessário circundar a propriedade do colégio, ao norte, vencer os terrenos acidentados na direção oeste, coberto de mato, até atingir uma zona mais aberta com grandes árvores e uma grama muito bonita e regular.
\r\nA riqueza histórica e ecológica do local foi adquirida pelo Município de Guaporé no ano de 2011 e através da Secretaria do Meio Ambiente iniciou as obras de construção do Parque Ecológico Municipal, que visa principalmente resgatar e preservar a área remanescente de mata nativa, resguardando os recursos ambientais.
\r\nNo ano de 2014, várias obras serão realizadas no local, entre elas a restauração da “Piscina dos Maristas”, antecipa o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Gabriel Sartori. “A piscina será limpa e restaurada para que possamos introduzir peixes ornamentais no local, tornando-se assim, um novo atrativo par ao Parque”, conta.
\r\nPor ser uma área bastante privilegiada, sob os pontos de vista histórico-cultural e ambiental, o espaço já era utilizado pela instituição de ensino dos Irmãos Maristas e para passeios de estudo de outras escolas. Com as melhorias e restauro o local também é uma alternativa de lazer, lembranças e preservação ambiental.
\r\n“Além de preservar a vegetação existente no local, o Parque serve ainda como meio de conservação da biodiversidade. A vegetação, por exemplo, serve como refúgio e alimento a inúmeras espécies de animais que habitam o local”, explica o Secretário.
\r\nPara conhecer e usufruir tudo o que o Parque oferece a Secretaria do Meio Ambiente também prevê a criação de trilhas em meio a mata nativa e a construção do calçamento em frente ao local.
\r\nParque Ecológico Municipal de Guaporé
\r\nEndereço: Rua Marcelino Chapaganat, bairro Planalto
\r\nHorário de visitação: segunda a domingo das 8h30m às 17h30m sem fechar ao meio dia
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé