08/11/2013 Sec. da Saúde

Em Novembro, Guaporé troca o rosa pelo azul

Após o sucesso da campanha da prevenção no combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, tem início neste mês, a campanha do Novembro Azul. O foco é a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas como: câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde de homem, entre outras. \tAlém das luzes azuis instaladas no Cristo de Guaporé e no Hospital Manoel Francisco Guerreiro, o símbolo da campanha é representado por um bigode.
\r\nO diagnóstico precoce é a maior arma contra o câncer de próstata, já que em estágios iniciais a cura pode ser alcançada em até 90% dos casos, explica a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Guaporé, Maria Cristina Frota. “Qualquer homem pode ser acometido por câncer de próstata, mas, dificilmente, um homem que faz os seus exames anualmente morrerá de câncer de próstata,” explica.
\r\nNo mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaporé realizará 100 coletas de exames de sangue para Prostate-Specific Antigen (PSA). A coleta será dividida nos postos de saúde e interior do Município. O cartão do SUS será obrigatório para a realização para esta. “É importante que os homens também realizem a revisão no posto de saúde mais próximo de sua casa”, alerta a enfermeira.
\r\nNovembro Azul
\r\n
\r\nO movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado sempre no dia 17 de novembro. Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao Diabete Mellitus.
\r\nConforme dados do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde - INCA, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência da doença. E Porto Alegre, a capital brasileira mais afetada. No Brasil, segundo o INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é grande.
\r\nNo Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. A procura ao profissional de saúde muitas vezes é feita tarde, ou seja, quando o câncer se encontra em proporções mais avançadas – daí a necessidade dos controles preventivos. O diagnóstico precoce é muito importante, visto ser esse um câncer curável nos estágios iniciais.
\r\nHomens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina anualmente. Os sinais mais comuns de tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.
\r\nO toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Quando valores se encontram alterados significativamente no exame de sangue, a sequência fica no exame de toque e posteriormente a coleta de material através de uma biópsia. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anuamente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. O toque retal é indispensável e não pode ser substituído.
\r\nUltimamente, têm-se dado muita importância ao fator dieta. Dietas ricas em fibras, frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer. O tomate é um grande aliado
\r\nA escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
\r\nA prevenção do câncer da próstata não pode ser feita de forma eficiente, no momento, porque ainda não são conhecidos os fatores que modificam a maquinaria celular, tornando-a maligna.
\r\nHábitos dietéticos talvez possam reduzir os riscos de câncer da próstata. Neste sentido, tem-se recomendado alimentação com baixo teor de gordura animal. A ingestão abundante de tomate e seus derivados parece diminuírem de 35% os riscos de câncer da próstata, segundo estudo realizado na Universidade de Harvard. O efeito benéfico do tomate resultaria da presença de grandes quantidades de lycopene, um b - caroteno natural precursor da vitamina.
\r\nFoto: BSCtv