Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
18/05/2015 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, mosquito esse que já se encontra em nossa cidade.<br />\r\nA Dengue não é transmissível de pessoa para pessoa. A doença é disseminada através da picada de um mosquito infec...

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, mosquito esse que já se encontra em nossa cidade.
\r\nA Dengue não é transmissível de pessoa para pessoa. A doença é disseminada através da picada de um mosquito infectado com o vírus. Para se infectar, o mosquito deve picar uma pessoa com Dengue, e assim, tanto o mosquito quanto os ovos que ele botar futuramente terão o vírus, ou ainda, um mosquito contaminado infectar outro durante a reprodução, o que gera ovos já contaminados com o vírus.
\r\nOs sintomas mais comuns causados pela Dengue são: Febre alta de 39°C a 40°C, dores no corpo, cabeça e articulações, manchas pelo corpo, dor atrás dos olhos, ânsia de vômito, perda de peso e fraqueza. Tendo dois ou mais desses sintomas, aliados ao fato da pessoa ter estado em algum Município onde a doença está presente, é de extrema importância que a pessoa consulte um médico, para que possa diagnosticar a doença e iniciar o tratamento. Além disso, a partir do diagnóstico positivo, a Secretaria da Saúde pode intensificar o combate ao mosquito transmissor nas áreas próximas ao local em que o paciente foi picado, para barrar a disseminação da doença.
\r\nPara combater o mosquito da Dengue não podemos deixar água parada em qualquer lugar que sirva como reservatório, pois é dessa forma que o mosquito se reproduz. Ou seja, nunca deixar pneus ou entulho fora de áreas cobertas, cuidar com os pratos das plantas para que não acumulem água, armazenar garrafas vazias de cabeça para baixo, deixar reservatórios de água sempre bem vedados, manter a piscina tratada ou vedada quando não estiver em uso, cuidar com lonas expostas ao ar livre, para que fiquem sempre bem esticadas e qualquer outro tipo de objetos que possam armazenar água, que é um atrativo para o mosquito fazer a postura de seus ovos.
\r\nSe não tem água parada, não tem mosquito. Se não tem mosquito, não tem Dengue. A prevenção é a melhor ação. Faça sua parte e juntos vamos evitar uma epidemia.

Outras Notícias