Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
17/02/2014 Sec. Geral de Governo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CONSUMO: Necessidade x Desejo

Por que consumismos? A princípio deveria ser para a satisfação de nossas necessidades. Mas a questão é: quais são nossas necessidades? Notamos que aquilo que era considerado como necessidade está sendo confundida com desejo.<br />\r\nHoje imaginamos s...

Por que consumismos? A princípio deveria ser para a satisfação de nossas necessidades. Mas a questão é: quais são nossas necessidades? Notamos que aquilo que era considerado como necessidade está sendo confundida com desejo.
\r\nHoje imaginamos ser uma necessidade termos um celular novo e cada evolução que estes aparelhos apresentam. Ter um novo eletrodoméstico, pois o nosso já não faz aqueles “malabarismos” que um novo faz. Ter um tênis cheio de “qualidades” que a publicidade nos apresenta, ano I – nº 01 – out/nov/dez/2006 -2 chique e moderno. Enfim, temos que adquirir/consumir cada vez mais, para mostrarmos que estamos inseridos na sociedade.
\r\nMas, será que isso é o que realmente importa? Será que necessitamos ter todas essas coisas? Será que não perdemos um pouco a noção do que é realmente necessário e deixamos de nos perguntar coisas simples tais como: qual é a utilidade desse produto e/ou serviço devemos ter consciência de como a empresa se comporta no mercado, como se relaciona com seus funcionários, se explora mão de obra infantil ou não, se utiliza produtos poluentes, se tem um bom relacionamento com seus clientes, enfim, se desenvolve suas atividades de maneira ética e responsável.
\r\nE aqui ficam algumas questões para serem pensadas por você. Vamos tentar ser mais objetivos e realistas exercendo o nosso poder de compra com escolhas mais conscientes, responsáveis e baseadas na nossa real necessidade.
\r\n
\r\n
\r\nLuis Fernando Pedroso de Farias
\r\nCoordenador PROCON – Guaporé RS
\r\n

Outras Notícias