03/02/2014 Sec. de Educação

Ano letivo da rede municipal de Guaporé inicia com formação de educadores

Cerca de 2.500 alunos iniciam oficialmente o ano letivo na rede municipal de ensino em Guaporé no dia 10 de fevereiro. Tanto as escolas como os profissionais da educação já se prepararam para receber os estudantes, sendo que em duas unidades da Educação Infantil estão recebendo melhorias. “Estamos trabalhando para que todas as crianças e adolescentes do município sejam atendidas da melhor forma possível”, destaca a secretária de Educação, Doraci Bortoncello.
\r\nA EMEI Mônica, localizada no Bairro São Cristóvão que atende atualmente mais de 170 crianças, recebeu no mês de dezembro a troca da cobertura por telhas trapezonal metálica dupla com isolamento térmico, que permite a redução da temperatura ambiente em até 45 pro cento.
\r\nOutra Escola que se prepara para melhor atender as crianças é a EMEI Pinguinho de Gente no Bairro Nossa Senhora da Saúde. Além da ampliação da estrutura física, cerca de 740m² serão reformados, o que corresponde ao piso, troca do forro e da parte hidráulica e elétrica.
\r\nBuscando atender ainda melhor a famílias trabalhadoras, as escolas de educação infantil não suspenderam o atendimento durante o período de férias, conta a Secretária. “O início das atividades com alunos inicia no dia 10 de fevereiro, mas antes disso participamos juntamente com, mas de 420 profissionais da educação, que compreende gestores, professores, monitores, atendentes e cozinheiras da abertura do projeto de formação continuada, no dia 31 de janeiro”, explica.
\r\nO evento aconteceu no CTG Última Tropeada, com a palestra de Jorge Trevisol, com o tema “A pedagogia do autocuidado”. “A proposta motivadora teve o objetivo de potencializar as energias dos educandos em prol do ano que certamente será trabalhoso, mas pretendemos manter o bom nível de atendimento”, garante a Secretária.
\r\nAs atividades escolares que iniciam agora garantem a continuidade do trabalho desenvolvido no ano de 2013, que segundo a avaliação dos pais a respeito teve 92,6% de aprovação. “Essa avaliação é muito gratificante, não simplesmente pela nota, mas porque sabemos que a proposta oferecida pela Secretaria da Educação e desenvolvida pelas equipes, está a contento da sociedade guaporense”, comemora Doraci.
\r\nO cardápio oferecido aos estudantes da rede municipal de Guaporé, também recebe uma atenção especial. Elaborado de acordo com a faixa etária, as refeições obedecem aos hábitos regionais, às safras de legumes, verduras e frutas e incluem a cada ano itens da agricultura familiar. Neste ano, por exemplo, está sendo introduzindo o filé de tilápia fresco.
\r\nDe acordo com a Secretária o Conselho da Alimentação Escolar (CAE), juntamente com a direção as escolas, garantem que tanto a qualidade da merenda oferecida e o pessoal da cozinha executam com muito carinho, transformando os alimentos em pratos saborosos para os mais de 2.500 alunos, distribuídos nas oito escolas. Doraci lembra que para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também são distribuídos os alimentos perecíveis, atendidos pelo município.
\r\nCom relação aos jogos da Copa do Mundo, que acontece entre os meses de junho e julho, a Secretária de Educação explica conforme o desempenho do Brasil e os horários de jogos, poderá ser avaliado a possibilidade de liberar alunos antes do horário normal ou tardar seu início.
\r\n“O calendário escolar de 2014 foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e homologado pelo Prefeito Paulo Mazutti, e prevê o recesso escolar durante 15 dias, acontecendo praticamente no mesmo período, não coincidindo com as datas dos jogos”, explica.
\r\n Assim cada escola poderá se desejar assistir aos jogos no ambiente escolar de forma organizada, pois o currículo respeita e prioriza essa prática, não estaríamos “matando” aula e sim direcionando de forma social o pedagógico, conclui a Secretária.
\r\n
\r\nFotos: Imprensa Município de Guaporé