23/12/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Natal Arte Guaporé encantou a comunidade

Ao longo de nove dias, espetáculos artísticos e musicais atraíram milhares de guaporenses. Encerramento contou com show da banda Nenhum de Nós

A comunidade guaporenses e da região foi coroada com a mais rica programação do Natal e aniversário de emancipação político administrativa de Guaporé ao longo dos seus 116 anos de história. O Natal Arte Guaporé encantou a todos com belíssimas apresentações artísticas e musicais ao longo do mês de dezembro. Foram 14 espetáculos na praça Vespasiano Corrêa, ginásio do Colégio Scalabrini e na Igreja Matriz Santo Antônio. Além destes, a programação foi marcada pela reinauguração e tombamento como patrimônio histórico e cultural da Escola José Alberto Lucatelli, no Distrito de Colombo, e do Museu Municipal. As estruturas foram revitalizadas e fazem parte do roteiro turístico do município.

Durante os nove dias, os guaporenses, com as ruas centrais e a praça iluminadas, foram brindados com a Missa de Aniversário, apresentação de Douglas e Nicolas Severo (violino e violão), show com a Cia. De Artes Caripaiguarás, espetáculo natalino “Fazei Brilhar a Vossa Luz” com o grupo teatral Luz da Tribo e a trupe infantil “Os Peraltas”. Talentos locais, com os mais diversos estilos musicais, brilharam no palco. Apresentaram-se a Banda Máquina do Tempo e Henrique Araújo, além da banda The Fardos (São Valentim do Sul). As Orquestras Sinfônicas da UCS e de Encantado trouxeram cultura artístico musical para os presentes.

Momento ímpar do Natal Arte Guaporé, além do conhecimento dos ganhadores do programa Educação Fiscal Papa Notas, foi a chegada do Papai Noel. Em grande estilo, veio de “carona” com o trenzinho Estação da Serra. Acompanhado dos escoteiros do “Grupo Escoteiros Nacê”, o “Bom Velhinho” distribuiu sorrisos, abraços e doces para a criançada e adultos. Ainda recebeu a chave do Município das mãos do prefeito Valdir Fabris e do vice-prefeito Adalberto Bastian.

O ponto alto, curtido por milhares, foi a apresentação da banda Nenhum de Nós. Durante aproximadamente 1h30min, o grupo, liderado por Teddy Corrêa, fez o público relembrar os grandes sucessos como Camila, Camila, O astronauta de mármore, Você vai lembrar de mim, Amanhã ou Depois, Eu não entendo, Eu caminhava, Diga a Ela, entre outros. Foram 15 músicas cantadas por todos que lotaram o largo central da praça e rua Manoel Francisco Guerreiro, em frente à Igreja Matriz.

A secretária Cristiane Viel, do Turismo, Cultura e Esporte, agradeceu a comunidade que se fez presente durante o Natal Arte Guaporé.

“Temos que agradecer os guaporenses e moradores da região pela presença nos shows e espetáculos que proporcionamos. Foram momentos emocionantes e de muitas alegrias que presenciamos. A praça estava muito bonita, com uma decoração natalina de encher os olhos de todos. O bom é que não colocamos seguranças para cuidar e houve esse entendimento da população da preservação do que é nosso. Esse é o verdadeiro espírito natalino. Nosso muito obrigado a todos que se emocionaram com a programação do Natal Arte Guaporé”, salientou Cristiane.

O prefeito Fabris afirmou que a comunidade está em sintonia com a Administração Municipal e agradeceu a participação durante toda a festividade.

“Emocionante ver a comunidade reunida, unida, na mesma sintonia em cada atração do Natal Arte Guaporé. Famílias, crianças na praça, jovens aproveitando seus estilos musicais favoritos. Arte, cultura, a entrega de nosso Museu Municipal de volta à vida e reaberto à comunidade e turistas. Para fechar com chave de ouro, a praça lotada no show do grupo Nenhum de Nós. Que lindo, Guaporé! Que emocionante receber de vocês o aval de que estamos no caminho certo! Só temos a agradecer: nosso melhor está em você!”, destacou Fabris.

O Natal Arte Guaporé 2019 contou com o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS LIC, da Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foram patrocinadores do evento as empresas Joias Condor, Zandei Plásticos, Supermercado Marin e Lojas Paludo, além da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A produção cultural ficou a cargo da Companhia de Artes Caripaiguarás e TBT Produções. A casinha do Papai Noel foi gentilmente decorada pela empresa Redantex.