ÔĽŅ Município de Guaporé
Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
ESCOLAS
EMEF
Alexandre Bacchi
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi
Localizada a aproximadamente 3.000 metros do centro da cidade, a Escola tem como objetivo: Oportunizar aos alunos condi√ß√Ķes de aprendizagem e de forma√ß√£o do cidad√£o, incentivando a capacidade de inovar e criar, para uma participa√ß√£o ativa no meio familiar e social.
Em 2011 foi implantado na Escola o Projeto “Mais Educa√ß√£o” que passou a atender os alunos em Tempo Integral, tendo em um turno Atividades Pedag√≥gicas e no turno inverso Oficinas de M√ļsica, Ingl√™s, Artes Pl√°sticas, Inform√°tica, Recrea√ß√£o e Brinquedoteca.
Atualmente a Escola atende cerca de 570 alunos.¬† Destes, 248 alunos est√£o matriculados no Turno Integral, distribu√≠dos entre o Pr√©-Escolar II, 1¬ļ e 2¬ļ Anos. H√° tamb√©m, no turno da tarde, as turmas de S√©ries Inicias ( 3¬ļ, 4¬ļ e 5¬ļ Anos) e, no turno da manh√£, as S√©ries Finais do Ensino Fundamental. Os alunos do Turno Integral deixam suas casas de manh√£ retornando no final da tarde.
Para que o trabalho didático-pedagógico seja desenvolvido de modo a auxiliar aos educandos e educadores na construção do processo ensino-aprendizagem a escola oferece aulas de Reforço Pedagógico e Atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais.
Todo o corpo docente está empenhado em conscientizar a família de sua responsabilidade em relação à educação de seus filhos, através de chamamento contínuo aos pais para participarem das atividades escolares.
Estando consciente da realidade que tem, a escola procura orientar os alunos para uma educa√ß√£o mais human√≠stica, visando a realiza√ß√£o pessoal do educando e sua integra√ß√£o consciente e respons√°vel no meio em que vive e entendendo que a educa√ß√£o plena dos educandos s√≥ acontece com a intera√ß√£o entre escola e fam√≠lia, a Escola norteia sua Filosofia no sentido: “Escola e Fam√≠lia voltados para o desenvolvimento pleno do Educando”.

Endereço: Rua Padre Aldo Bortoncello, nº 1125, Bairro São Cristovão
Telefone/Fax: (54) 3443-4414 / 3443-4742
Endereço eletrônico: emef.alexandrebacchi@guapore.rs.gov.br

EMEF
Imaculada Conceição
As atividades iniciaram no ano de 1992 com três turmas: Jardim, Pré e Primeira Série. As mesmas iniciaram no prédio do antigo Colégio Conceição dos irmãos Maristas, na Rua Guilherme Mantese, atualmente Complexo Marcelino Champagnat. O nome e o uniforme nas cores verde e branco são uma homenagem a esta escola que encerrou suas atividades em 1973. No ano de 1992 conquistou sede própria no endereço atual, tendo sido inaugurada em 26 de setembro. A escola foi uma grande conquista, pois era uma reivindicação da comunidade deste bairro.
Quando a escola completou dez anos foi homenageada pelo município dando seu nome ao bairro em que está localizada.
Nos anos seguintes foi dado o prosseguimento a oferta das demais séries, porém somente em 1999 teve a 5ª série e em 2002 completou toda oferta do Ensino Fundamental.
O trabalho desenvolvido pelo educandário acontece em forma de rede, tendo o aluno como centro de todo o processo educacional e todos os segmentos interagindo em prol da construção de aprendizagens significativas, evidenciando os valores, buscando a criticidade, a cidadania, a solidariedade e o respeito por si, pelo outro e pelo ambiente. Atualmente a escola atende 556 alunos, o quadro funcional é formado por 32 professores e 5 funcionários.

Endereço: Rua Dr João Pedro Ortiz, 895 – Bairro Conceição – Guaporé RS – CEP 99200 000
Telefone/Fax: 54 3443 6592
Endereço eletrônico: imaculadaconceicao@guapore.rs.gov.br

EMEF
Jairo Brum
“CONSTRUINDO O SABER COM ÉTICA, RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE”.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum localiza-se na
Rua Gino Morassutti, n¬ļ 2136, no Bairro Santo Andr√©, cidade de Guapor√©, estado do RS. Foi criada pela administra√ß√£o municipal de 1989/1992, pelo decreto n¬į 2107/89 com o nome de ESCOLA MUNICIPAL DE 1¬į GRAU INCOMPLETO DR. JAIRO BRUM, sendo inaugurada em 20 de julho de 1991, e autorizada o funcionamento atrav√©s da Portaria n¬ļ 386-92 da SEC. Atrav√©s do Decreto Municipal n¬ļ 2978/99 houve a de Altera√ß√£o de Denomina√ß√£o para ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. JAIRO BRUM.
Sempre com uma proposta de atuação comunitária a EMEF Dr. Jairo Brum tem como missão ser uma escola diferenciada pela direção, organização, pelo trabalho pedagógico e reconhecida pelos resultados do processo de ensino e aprendizagem.
A escola tem como objetivos dinamizar um curr√≠culo que contemple temas e preocupa√ß√Ķes mundiais; estabelecer princ√≠pios curriculares que possibilitem a participa√ß√£o e corresponsabiliza√ß√£o dos educandos; priorizar uma a√ß√£o pedag√≥gica voltada √† constru√ß√£o de cidad√£os conscientes; garantir o acesso ao conhecimento sistematizado; implementar um espa√ßo de investiga√ß√£o e pesquisa para provocar a constru√ß√£o do conhecimento como atividade permanente, tendo como base os princ√≠pios para a educa√ß√£o do s√©culo XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
Atualmente a escola √© composta por 36 professores, 6 funcion√°rios municipais e 3 funcion√°rios terceirizados. Quanto ao corpo discente, atende a 490 alunos da Educa√ß√£o Infantil (Pr√©-Escola) e Ensino Fundamental (S√©ries Iniciais e Finais) √† noite Educa√ß√£o de Jovens e Adultos ‚Äď EJA ( Alfabetiza√ß√£o ‚Äď S√©ries Iniciais e Finais).

Endereço: Rua Gino Morassutti, nº 2316, Bairro Santo André
Telefone/Fax: (54)3443-4771
Endereço eletrônico: escolajairobrum@guapore.rs.gov.br

EMEI
Gasparzinho

A Escola Municipal de Educa√ß√£o Infantil Gasparzinho situa-se na Rua do Nascente, n¬ļ 297, Bairro S√£o Jos√© e atende atualmente 163 crian√ßas de 4 meses a 5 anos. Conta com uma equipe de 42 funcion√°rios entre professores, monitores de educa√ß√£o, atendentes, serventes, cozinheiras, coordenadora pedag√≥gica e diretora.
A intera√ß√£o fam√≠lia e escola, o cuidar e educar a inf√Ęncia de forma afetuosa e alegre s√£o os par√Ęmetros que regem nossa institui√ß√£o. A escola tamb√©m tem por princ√≠pio oportunizar um espa√ßo de aprendizagem onde a crian√ßa passa horas felizes convivendo com as demais crian√ßas e educadores.
Nossos educadores proporcionam um cotidiano rico e diversificado de situa√ß√Ķes de aprendizagem planejadas atrav√©s de projetos de trabalho, utilizando todos os espa√ßos oferecidos pela escola. V√°rios eventos s√£o realizados proporcionando a integra√ß√£o entre fam√≠lia, escola e comunidade. Acreditamos que as crian√ßas devem ser educadas para que sejam conhecedoras dos seus direitos e dos seus deveres, na dimens√£o de seres humanos em fase de crescimento e forma√ß√£o, j√° em exerc√≠cio da cidadania.

“O que se faz agora pelas crianças é o que elas farão depois pela sociedade.” (Karl Mannheim)

Endereço: Rua: Do Nascente, 297
Bairro: São José
Fone/Fax: (054) 3443 4750
Endereço eletrônico: emei.gasparzinho@guapore.rs.gov.br

EMEI
Mônica
Escola Municipal De Educação Infantil Mônica

Os princípios metodológicos constantes no Projeto Político Pedagógico da escola construído por esta comunidade escolar, afirmam que todos temos sementes de genialidade, e para que floresçam basta cultivá-las utilizando, com fé, com otimismo e entusiasmo o nosso cérebro e o nosso coração.
Com base em tal afirmação proporcionaremos construção de conhecimento com significado para a vida de cada ser humano envolvido no processo, em todos os momentos compartilhados, de forma a analisar de forma dialética a realidade da vida, o contexto e o processo ensino-aprendizagem, sem jamais esquecer a emoção e o sonho, que são parte da individualidade.
A abordagem sócio-interacionista, onde o construir e o reconstruir conhecimentos e, procedimentos e habilidades, bem como atitudes e valores se condensam, e de forma transversal será a base para se desenvolver atividades variadas e criativas junto aos educandos, através de projetos, construídos a partir do interesse e necessidade.
O atendimento e respeito √† individualidade s√£o considerados, pois atender √†s diferen√ßas √© objetivo, cada pessoa humana, que sonha, √© capaz, age e interage, merece ser tratada com afeto, que √© elemento integrante e fundamental nas rela√ß√Ķes, buscando sempre a parceria com a fam√≠lia.
Para atingir esses objetivos, em relação a cada uma das 174 crianças matriculadas, a escola conta com um quadro de pessoal composto por 45 funcionárias comprometidas com o processo educativo, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Educação.

Endereço: Rua Gioelle Ghiggi, 1490 - Bairro São Cristóvão
Telefone: 54 3443 4696
Endereço eletrônico: emei.monica@guapore.re.gov.br

EMEI
Nairo José Prestes

A Escola Municipal de Educa√ß√£o Infantil Nairo Jos√© Prestes tem como Filosofia: “Escola, Fam√≠lia e Comunidade Unidas no Desenvolvimento Integral da Crian√ßa”. Nossa Escola busca, constantemente aproximar as fam√≠lias das pr√°ticas cotidianas escolares, organizando encontros e eventos nos quais toda a comunidade escolar participa e contribui com o que julgamos ser primordial para o bom desenvolvimento das crian√ßas, num ambiente acolhedor e rico em est√≠mulos e brincadeiras.

A EMEI Nairo Jos√© Prestes iniciou suas atividades no dia 22 de mar√ßo de 2010 atendendo 50 alunos divididos em duas turmas: Ber√ß√°rio 1 e¬† Ber√ß√°rio 2. Em 04 de junho do ano de 2012, foi ampliada a oferta de vagas para mais quatro turmas de Ber√ß√°rios, complementando as demais faixas et√°rias. Atualmente a escola atende alunos de quatro meses a cinco anos, totalizando 132 alunos, uma vez que todo o projeto arquitet√īnico da obra est√° sendo conclu√≠do neste ano de 2013.
O corpo docente e funcionários da instituição totaliza 35 pessoas.
A Escola possui ACPM constituída e em constante parceria e atuação. O Projeto Político-pedagógico foi elaborado com o apoio de toda comunidade escolar e não é visto como uma proposta concluída e acabada, mas como um processo permanente de construção, uma etapa em direção aos desafios e finalidades, estabelecidas como horizonte da escola, norteando o processo.

O dia a dia escolar baseia-se nos quatro pilares da aprendizagem: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser, e tem como objetivo atender a crian√ßa em suas necessidades com afeto e carinho propiciando situa√ß√Ķes para que possam vivenciar diversas experi√™ncias, fazer escolhas, tomar decis√Ķes, socializar conquistas e descobertas a fim de construir uma imagem positiva sobre si e sobre os outros, respeitando a diversidade e unificando que em Guapor√©: “Todos Somos Respons√°veis pela VivaCIDADE

Rua: Nabuco de Araújo esquina com Gino Morassutti, N°245
Bairro: Pinheirinho
Fone: (54) 3443-6003
Endereço eletrônico: nairoprestes@guapore.rs.gov.br

EMEI
Pinguinho de Gente
“Cuidar e educar; brincar e aprender - Um ato de amor”
Contando com 199 educandos e 48 profissionais a EMEI PINGUINHO DE GENTE é um espaço coletivo pleno de oportunidades para vivenciar, interagir, ensinar e aprender .

A Institui√ß√£o busca construir cotidianamente pr√°ticas educativas e relacionamentos pautados pelo di√°logo e afetividade, criando e fortalecendo v√≠nculos entre os educandos, educadores, familiares, ACPM e gestores da institui√ß√£o, incentivando os alunos a conviver com a diferen√ßa e se tornarem cidad√£os solid√°rios para um desenvolvimento mais harmonioso nas rela√ß√Ķes sociais.

H√° uma preocupa√ß√£o em desenvolver uma educa√ß√£o comprometida com o desenvolvimento integral do educando, que possibilite seu crescimento como sujeito, valorizando-o em sua auto-estima e estimulando sua autonomia. Embasados no Projeto Pol√≠tico Pedag√≥gico da escola e contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o, encontramos a possibilidade de construir e desenvolver projetos de trabalho de acordo o est√°gio de desenvolvimento e individualidades de cada turma. Tal metodologia de trabalho oportuniza a interdisciplinaridade e a realiza√ß√£o de atividades variadas e significativas em que os educandos podem avan√ßar em sua percep√ß√£o de mundo e de si mesmos e que consideram o que √© espec√≠fico desta fase da Inf√Ęncia: o poder da imagina√ß√£o, a fantasia, a cria√ß√£o e o brincar.
De acordo com a legisla√ß√£o, mas principalmente pelo comprometimento e envolvimento com a escola os educadores participam de cursos e reuni√Ķes de forma√ß√£o continuada, o que nos engrandece enquanto equipe e leva a escola e avan√ßar na qualidade de ensino.

Endereço: Rua Euclides da Cunha, nº 739, Bairro Nossa Senhora da Saúde
Telefone: (54) 3443-4431
Endereço eletrônico: emei.pinguinho@guapore.rs.gov.br

EMEI
Maria Rosa Ferreira
No dia 05 de julho, a Escola completou o segundo ano de atendimento e compromisso com a comunidade, garantindo o direito da criança.
A Escola iniciou suas atividades num espa√ßo locado junto ao Semin√°rio S√£o Carlos, atendendo 60 crian√ßas e, em 04 de junho de 2012, a escola transferiu o atendimento para o espa√ßo constru√≠do no Bairro Concei√ß√£o. Atualmente, atende 140 alunos de 4 meses a 5 anos de idade e conta com 37 servidores p√ļblicos.
Com o objetivo de favorecer e incentivar as potencialidades f√≠sicas, psicol√≥gicas, socioafetivas e intelectuais da crian√ßa, completando a a√ß√£o da fam√≠lia, a escola desenvolve sua a√ß√£o pedag√≥gica guiada pelo projeto: GUAPOR√Č: todos somos respons√°veis pela VivaCIDADE.
A EMEI Maria Rosa Ferreira, com um ano de funcionamento em novo pr√©dio, busca ampliar a oferta de recursos did√°ticos pedag√≥gicos, adquirindo livros, brinquedos e material de apoio e adequar as instala√ß√Ķes ao clima regional, para garantir cada vez mais a qualidade de ensino contando com o Poder p√ļblico municipal e o apoio da comunidade escolar ACPM (Associa√ß√£o C√≠rculo de Pais e Mestres).
Nesse segundo ano, muito se fez, mas a participação da comunidade é essencial para fortalecer essa caminhada, assim a escola está com as portas abertas para que conheçam nosso trabalho.
“O nosso caminho √© feito pelos nossos pr√≥prios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que v√£o conosco.”

Rua: Marcelino Champagnat n¬ļ 480 ‚Äď Bairro Concei√ß√£o
Telefone: (54) 3443.4467
e-mail: emeimariarosa@guapore.rs.gov.br
EMEF
Zaida Zanon

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon est√° localizada na Rua Irm√£o Eduardo, n¬ļ 288, no Bairro S√£o Jos√©.
Recebeu o nome “Zaida Zanon” em homenagem √† professora Zaida Ignez Zanette Zanon, estendendo a homenagem a todos os professores que,¬† como ela, acreditam que a “educa√ß√£o do aluno n√£o se constr√≥i apenas¬† na instru√ß√£o do intelecto, mas que envolve a forma√ß√£o do car√°ter, da pessoa em todas as suas dimens√Ķes”. O trabalho desenvolvido pela Professora Zaida Zanon √© hoje reconhecido, pois ficou marcado positivamente na vida de muitos jovens, seus alunos, que hoje s√£o os cidad√£os que ajudam a construir a hist√≥ria da cidade por meio de suas ideias e de seu trabalho.
As atividades neste educand√°rio iniciaram no dia 25 de janeiro de 2016, com o s√≥lido objetivo de “Construir o conhecimento, fundamentado na busca constante de priorizar a forma√ß√£o humana integral dos educandos, para participar pol√≠tica e produtivamente do mundo das rela√ß√Ķes sociais concretas, com comportamento √©tico e compromisso pol√≠tico, atrav√©s do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral e da promo√ß√£o da inclus√£o. O trabalho desenvolvido na escola fundamenta-se tamb√©m na seguinte filosofia ‘’Educar para a vida cidad√£, com respeito √† diversidade, na intera√ß√£o da fam√≠lia com a escola.’’, uma vez que a parceria entre a fam√≠lia e a escola √© um elo important√≠ssimo no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos e porque acreditamos que a a√ß√£o de educar e ensinar deve ser compartilhada entre as duas institui√ß√Ķes: fam√≠lia e escola. 
Hoje a EMEF Zaida Zanon atende 106 alunos da Educa√ß√£o Infantil ao 6¬į ano do Ensino Fundamental. A turma da Educa√ß√£o Infantil ‚Äď Pr√© II, √© atendida em Turno Integral com Atividades Pedag√≥gicas no turno da manh√£ e Oficinas L√ļdico-Recreativas no turno inverso. Em sua plenitude, a escola ter√° capacidade para atender at√© 360 alunos em todas as turmas do Ensino Fundamental at√© o 9¬į ano.
A proximidade com a natureza permite um cen√°rio pedag√≥gico diferente e aconchegante. O contato com os elementos da natureza apura os sentidos e traz novas sensa√ß√Ķes para a rotina das crian√ßas, contribuindo para que sejam mais criativas e inventivas, ¬†aprendendo a amar e ¬†a respeitar esse espa√ßo.
Neste início de caminhada, nossas metas contemplam favorecer um ambiente rico em experiências, estimulando a formação do aluno numa aprendizagem significativa, respeitando as diferenças individuais e a diversidade cultural da comunidade. Seremos sempre uma escola comprometida em agir de forma ética e coerente com nossos valores, pelo estrito respeito às pessoas e pelo comprometimento com a educação.

Daniela Lorenzon Nervis



Rua: RUA IRM√ÉO EDUARDO, 288 ‚Äď BAIRRO S√ÉO JOS√Č
Telefone: (54) 3443.5639
e-mail: zaidazanon@guapore.rs.gov.br