17/12/2013 Sec. de Assistência Social e Habitação

Mais de 150 pessoas participam da formatura da 3ª etapa do Pronatec

Cerca de 70 alunos receberam na noite de sexta-feira (13/12) o Certificado de Conclusão nos cursos de auxiliar administrativo, costureiro, desenhista de joias e bijuterias, mecânico de máquinas de costura, modelista, eletricista, torneiro mecânico e inglês, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O momento também contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre formandos, familiares e convidados.
\r\nDe autoria do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Programa conta com a gestão do Município de Guaporé, sendo o curso de inglês por meio da Secretaria Municipal de Educação e os demais oito cursos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e todos executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
\r\nOs participantes do PRONATEC têm acesso gratuito aos cursos do SENAI, considerado uma referência nessa área da educação, e recebem ainda auxílio para o lanche, vale-transporte e material didático durante a realização do curso, explica Eunice Fincato, Gestora Municipal do PRONATEC.
\r\nPara ela, a parceria entre o SENAI e o governo federal e municipal, no PRONATEC, é considerada uma das mais importantes no sentido de ajudar a suprir a demanda da indústria por mão de obra qualificada no Brasil. “Além disso, oferece a inúmeras pessoas, especialmente às de baixa renda, a oportunidade da formação profissional gratuita, auxiliando-as na inserção no mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, explica.
\r\nA equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem como missão apoiar e oferecer cursos que possa qualificar pessoas para o mercado de trabalho. “Muito mais do que conhecimentos técnicos, a assistência social preza pela formação integral do ser humano. Não basta você ser um bom profissional. É muito importante, aliado a essa formação técnica, o profissional mostrar valores, atitudes e uma postura ética diante das atividades que realiza, tornando-se não apenas um profissional de qualidade, mas também um cidadão e um ser humano melhor, finaliza.
\r\n
\r\nFotos: CRAS