29/02/2024 Sec. de Educação

Monitores participam do curso “A Formação de Educadores da Infância: Inspirações e Compromissos”

Turma, com cerca de 70 aprovados no concurso público, recebe aprimoramento pedagógico para atuação na Educação Infantil

Com objetivo de oportunizar o aprimoramento pedagógico para a atuação na Educação Infantil, por meio de intervenções pedagógicas que focalizem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir das novas concepções sobre o ensinar e o aprender, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, está ofertando gratuitamente os cerca de 70 monitores aprovados no concurso público, um curso de formação. As atividades, que iniciaram no dia 20 de fevereiro e se estendem até 8 de março, acontecem no Campus Universitário de Guaporé (UCS), localizado no Distrito de Colombo, com carga de 50 horas.

Coordenado pela professora Maristela Pedrini, pós-doutora em Educação, a formação apresenta os seguintes conteúdos programáticos: O papel do Monitor no educar para o conviver e a cidadania global/socioambiental na Educação Infantil; O desenvolvimento infantil; A sexualidade na infância; Atribuições funcionais do cargo de monitor de educação; Literatura e Infância: a contação de histórias; Concepção de Infância: o cuidar e o educar no ambiente escolar; A importância do brincar na Educação Infantil; A inclusão na Educação Infantil: novos olhares para a neurodiversidade; A Música na Infância e a estimulação da criança e cuidados.

“Momento dos monitores agregarem conhecimentos para a construção do ‘nosso amanhã’. Temos uma equipe muito focada e pessoas extremamente qualificadas repassando conhecimento na Rede Pública Municipal e queremos que os novos profissionais estejam preparados para que possamos continuar preparando cidadãos que farão a diferença na comunidade. Uma Cidade Educadora se constrói com pilares sólidos e é nessa etapa que edificamos o futuro da educação básica. Que os monitores possam aproveitar cada ensinamento transmitido durante o curso de formação na UCS”, destacou a secretária Veridiana Maria Tonini.