23/01/2024 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Festividade marca a entrega da premiação aos melhores da Bocha 48 – 8 Metros em Guaporé

Evento, realizado no salão da Comunidade Monte Cuco, contou com a participação dos bochofilistas, familiares e amigos

Considerada uma das modalidades em disputa mais antigas do mundo, a bocha é tradicional entre os descendentes de italianos. Porém, há tempos ganha a simpatia de outros povos. A bocha é mais que um esporte, é um patrimônio cultural e muito bem explorado em Guaporé. Há décadas, a Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Conselho Municipal de Desporto (CMD), juntamente com os bochofilistas, faz a modalidade acontecer e o crescimento é visível.

Em 2023, o Campeonato Municipal de Bocha 48 – 8 Metros valorizou as comunidades/capelas do interior, seus moradores e aqueles que deixaram o campo para residir na zona urbana. Para surpresa da organização, dez equipes participaram e cerca de 70 partidas foram disputadas entre Britola, Linha 7ª Céu Azul, Linha 8ª São Carlos, Linha Quinta Pinheiro Machado, Monte Cuco, Capela Santo Antônio 28, Furlani 3ª, Linha 8ª Santo Antônio, São Braz e São Miguel. Ao término, a Linha Quinta Pinheiro Machado levou a melhor, ficando em segundo a turma do Monte Cuco e na terceira posição a Linha 7ª Céu Azul.

Como acontece anualmente nas competições de bocha, os participantes realizam a entregada da premiação em um jantar de confraternização. Para a entrega dos troféus e medalhas, a comunidade da Linha Segunda Caravagio/Capela Monte Cuco – Distrito de Colombo foi anfitriã e centenas de pessoas estiveram presentes. Entre as autoridades, o prefeito Valdir Carlos Fabris, secretários da municipalidade, representantes de entidades esportivas, bochofilistas, familiares e amigos.

“Uma belíssima festa para coroar os melhores da bocha. Mais do que entregar troféus e medalhas que ficarão guardadas para a história dos atletas, a festividade é para confraternizarmos e reforçarmos os laços de amizade. Esse é o espírito esportivo que devemos ter em todas as modalidades. Aqui é uma demonstração de respeito entre os participantes, independente de qual comunidade defendem. Parabéns para todos e que em 2024 possamos comemorar novamente juntos”, disse o prefeito Fabris.

Em 2024, conforme o secretário Toldi e o diretor do CMD Santin, a proposta é dar continuidade à realização do Municipal de Bocha 48 – 8 Metros somente com o envolvimento de participantes com ligação direta com as comunidades/capelas do interior.