05/01/2024 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Embelezamento no entorno do Cristo Redentor receberá investimentos do Governo Estadual

Mais de 137 mil, da Secretaria Estadual de Turismo, serão encaminhados para obra do mirante suspenso. Convênio com o Município, que entrará com contrapartida de R$ 34 mil, foi assinado em dezembro

Há anos a Administração Municipal investe na “indústria sem chaminé”. O turismo, apesar do baque sentido ao longo do período de enfrentamento da pandemia, mostra sua força com a elevação gradativa de pessoas que procuram novos lugares para visitar. Guaporé é um dos municípios gaúchos com movimentação crescente em virtude da diversidade turística que passa pelas compras nos estabelecimentos comerciais (Turismo de Compras), descanso, lazer e gastronomia nas vinícolas (Turismo Rural), visitação na Igreja Matriz, Morro do Cristo Redentor e Capelas (Turismo Religioso), no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro e Kartódromo (Turismo Esportivo), além de outros, como os passeios comemorativos no projeto “Trem dos Vales”.

Para proporcionar momentos ímpares e fazer com que os turistas possam espalhar nas redes sociais o que há de melhor na “Capital da Hospitalidade”, o Poder Executivo propôs a revitalização do Morro do Galon, onde localiza-se o Monumento do Cristo Redentor – Linha 21 de Abril. Iluminação, plantio de árvores e colocação de lixeiras ao longo dos 2,5 quilômetros fazem parte do projeto que, através do programa Avançar No Turismo – Governo Estadual, recebeu investimentos para a construção, revitalização e/ou reforma de infraestrutura de equipamentos urbanos ou rurais. Com o valor de R$ 279 mil, o Município construiu passeios e sanitários, investindo ainda no mobiliário urbano e paisagismo. O projeto foi encaminhado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

Em 2024, mais um recurso do Avançar No Turismo 2 dará continuidade à revitalização do espaço. Serão mais R$ 137 mil, com contrapartida de R$ 34,4 mil dos cofres públicos, para a construção do mirante suspenso. O convênio entre os Governos Estadual e Municipal foi assinado na segunda quinzena de dezembro. O objetivo, conforme o secretário Odacir Toldi, é proporcionar ao turista e ao público em geral, um espaço mais belo para que possam vislumbrar, do alto do morro, toda a cidade de Guaporé e a região.

“Encaminhamos em 2021 todo o projeto de ‘Revitalização do Cristo Redentor’, composto por duas fases. Uma delas executamos em 2023 e, para a nossa grata surpresa, fomos contemplados com mais um recurso para a construção do mirante suspenso – estrutura metálica com placas de vidro. Há outros equipamentos de infraestrutura turística para o espaço. Entregaremos para Guaporé um espaço que a comunidade tenha orgulho em desfrutar e para bem receber o turista”, disse Toldi.

As obras para a construção do mirante suspenso, em mais uma etapa do projeto de “Revitalização do Cristo Redentor”, devem ter início no primeiro semestre após a conclusão do processo burocrático que envolve a licitação e a contratação da empresa vencedora do certame.