21/12/2023 Sec. de Educação

Crianças da Rede Municipal de Ensino recebem certificados de conclusão do projeto “Bem Viver” em Guaporé

Alunos dos 8ºs anos das escolas Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon

Inserido no projeto base da Secretaria de Educação – “Cidade Educadora: O desemparedamento da Educação”, o “Bem Viver”, realizado desde 2019 nas escolas da Rede Municipal de Ensino com educadores, gestores e estudantes, tem como objetivo promover ações educativas na construção de uma cultura de não-violência, através de oficinas de mediação de conflitos, prevenção ao bullying (Lei nº13.185/2016) através de metodologias de Educação para uma Cultura de Paz (Lei nº9.394), promoção dos direitos humanos e desenvolvimento das inteligências. Na conclusão de mais um ano letivo, estudantes dos 8ºs anos das Escolas de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon, após uma jornada de muito aprendizado em 2023, receberam os certificados de conclusão.

A entrega aconteceu durante as atividades em sala de aula e contou com a participação profissionais da educação envolvidos com o projeto “Bem Viver”. Ao longo do ano, foram realizadas trocas de experiências, vivências, relações de amorosidade, de respeito com o outro, com a natureza e com o lúdico, compreendendo como primordial investir nas relações interpessoais dos educadores e gestores, propiciando construção de espaços para valorização da comunicação e conhecimento entre os participantes.

As mediações pedagógicas valorizam a horizontalidade das competências socioemocionais, pois são instrumentos ricos na busca do autoconhecimento, da disciplina no espaço escolar e consequentemente com os familiares e com a comunidade.

“É com muita alegria que concluímos mais um ano de atividades do projeto ‘Bem Viver’. Certificamos dezenas de estudantes das escolas de ensino fundamental e estamos orgulhosos dos resultados obtidos. Há uma construção sólida de cidadãos conscientes com o homem e com um ambiente sustentável e solidário”, disse Veridiana.

O projeto “Bem Viver”, que desenvolve ações educativas na construção de uma cultura de não-violência nas escolas, pela sua importância no desenvolvimento de cidadão de bem, chegou a ser condecorado em 2022, na categoria “Direitos Humanos”, no 4º Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública Municipal pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).