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NAE – NÚCLEO DE APOIO EDUCACIONAL

NAE – NÚCLEO DE APOIO EDUCACIONAL

O Núcleo de Apoio Educacional (NAE) presta serviço de apoio ao processo educacional às Escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaporé. Este serviço é composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais concursados das áreas de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e serviço social. O Núcleo está alinhado com a melhoria da qualidade social da educação, conforme apontam as diretrizes, metas e estratégias educacionais. Essa política pública é importante para promover uma melhor compreensão das situações presentes nas escolas, fomentando reflexões para o seu enfrentamento e contribuindo para que essa seja um espaço de desenvolvimento e aprendizagem para todos os sujeitos que dela participam.

O Núcleo de Apoio Educacional tem como objetivo fomentar a educação integral, inclusiva e equitativa de qualidade, apoiando a comunidade educacional através de intervenções preventivas, formativas e de promoção, de forma contínua e sistematizada, visando a qualidade da educação.

Fonoaudiologia - Profissional Técnica: Elaine Thomazini - CRFª. 9110 A Fonoaudiologia é uma ciência autônoma que tem como objeto de estudo a comunicação. A atuação do fonoaudiólogo está descrita na Lei Federal nº 6.965/1981 e regulamentada pelo Decreto-lei nº 87.218/1982. Embora conhecida historicamente como área da Saúde, a fonoaudiologia possui estreita relação com a educação, podendo transitar então por ambas as áreas, de modo a contribuir com a ampliação de conhecimentos e estratégias. No âmbito educacional, essa visão da linguagem vem possibilitando que o fonoaudiólogo estabeleça outra modalidade de interlocução com a instituição escolar e trabalhe a partir da promoção de processos educacionais de modo que este, incentiva o protagonismo e a autonomia do sujeito e da coletividade para agir em benefício de sua qualidade de vida. Como integrante da equipe do NAE, a fonoaudiologia contribui ao tomar a escola como espaço da interlocução e os educadores, como parceiros discursivos privilegiados no processo de apropriação do conhecimento. Corrobora, portanto, para a construção coletiva de trabalho, sempre levando em conta os contextos nos quais o educando está inserido: escolar, familiar, sociocultural, econômico, etc.

A psicologia visa promover espaços de diálogo e reflexões sobre as questões presentes na escola com repercussão no desenvolvimento psicológico, tanto com educadores, gestores, educandos e família, inclusive em visitas domiciliares. O acionamento se dá através de encaminhamento da escola para agendamento com o profissional.

A pedagogia, com foco institucional, permite ampliar as possibilidades de ações no contexto da aprendizagem. Contribui para que novos espaços de discussão sejam criados na instituição escolar, possibilitando um novo olhar para os processos ensino-aprendizagem e seus desafios, construindo junto às equipes escolares estratégias que potencializam ações pedagógicas, em consonância com os seguintes princípios: todos aprendem; o processo ensino-aprendizagem é dinâmico e permanente; os sujeitos são protagonistas de suas histórias.

O Serviço Social desempenha uma educação inclusiva, garantindo os direitos e deveres, cumprindo as regras da normatização da assistência social em prol da população. O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, para que juntos possam contribuir na formação de novos cidadãos.

Endereço: Av. Alberto Pasqualini, nº 1155 - Sala 108 - Casa da Cultura - Centro

Telefone: (54) 3443 2378

E-mail: nae@guapore.rs.gov.br