Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
11/09/2013 Sec. do Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Você sabe o que é lixo? E meio ambiente?

Costumamos chamar de lixo todo resíduo sólido produzido pela atividade humana ou gerado pela natureza num contexto urbano, sendo orgânico ou inorgânico, é tudo o que ninguém quer e não possui valor comercial.<br />\r\n\tJá o meio ambiente, consiste um...

Costumamos chamar de lixo todo resíduo sólido produzido pela atividade humana ou gerado pela natureza num contexto urbano, sendo orgânico ou inorgânico, é tudo o que ninguém quer e não possui valor comercial.
\r\n\tJá o meio ambiente, consiste um tudo o que está concentrado a nossa volta. Matas, florestas, rios, lagos, qualquer tipo de natureza, vegetação ou ecossistema fazem parte dele.
\r\n\tUnindo ambos, chegamos a um dos grandes problemas da atualidade, que é a grande quantidade de lixo e o destino adequado a ser dado a ele. Do ponto de vista ambiental, o tratamento de lixo deve ser considerado como uma questão de responsabilidade de toda a sociedade e não um problema individual, já que é um direito de todo o cidadão ter um ambiente sadio, porém, também é dever de todos preservá-lo. A falta de conscientização da população, aliada com a desinformação, justifica atualmente o meio ambiente sofrer com a grande quantidade de lixo que é descarregado nele.
\r\n\tEm nossa cidade, um grave problema são os depósitos clandestinos de lixo, locais onde um determinado cidadão ou empresa começa a jogar seu lixo. Pronto! Em poucos dias o monturo vai-se avolumando e muitos começam a jogar seus dejetos lá. Esses depósitos representam uma grave ameaça, afetando diretamente a natureza e a saúde pública, permitindo a proliferação de vetores capazes de transmitir várias doenças, formação de gases tóxicos e a contaminação dos recursos hídricos.
\r\n
\r\n\tFelizmente, ainda existem cidadãos conscientes de alguns impactos ambientais que seus hábitos de consumo podem causar, mas geralmente não tem informação sobre o que fazer. Por exemplo, fazem a separação do lixo, mas poucos municípios oferecem a coleta seletiva.
\r\nPortanto, é importante que todos se empenhem em ajudar nosso meio ambiente, seguindo o conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar, através de algumas dicas simples:
\r\n- Diminua o uso de materiais descartáveis;
\r\n- Planeje bem suas comprar para evitar o desperdício;
\r\n- Reutilize embalagens e compre produtos que possuam refil;
\r\n- Busque produtos que possuam o selo de sustentabilidade;
\r\n- Dê o destino correto para os diferentes tipos de lixo (baterias, pilhas, medicamentos, óleo de cozinha, materiais recicláveis), e caso não saiba como proceder, procure o órgão responsável por este serviço e peça orientação.
\r\n
\r\nJogar o lixo nas ruas, parques e estradas é crime ambiental, e o cidadão que não cumpre a Lei será responsabilizado legalmente pelos seus atos. Exerça seu papel de cidadão, dê o exemplo, jogue o lixo no lixo, um pequeno gesto faz a diferença. A conta com a colaboração de todos os cidadãos do município para que os mesmos façam sua parte.
\r\n
\r\nFotos: Vigilância Sanitária/Depósito clandestino nas proximidades do autódromo.
\r\n

Outras Notícias