Mais de 28 mil bilhetes foram comercializados. Serão 26 viagens entre Guaporé e Muçum e a mesma quantidade no trajeto inverso. São 21 túneis, 17 viadutos e paisagens naturais de tirar o fôlego
Cenários inacreditáveis que contemplam 21 túneis, 17 viadutos e paisagens naturais de tirar o fôlego ao longo de 46 quilômetros de pura magia. O melhor passeio ferroviário do Brasil oportunizará 52 viagens encantadoras entre os dias 6 de novembro de 2021 e 9 de janeiro de 2022 na Ferrovia do Trigo – EF-491. Serão 26 deslocamentos entre Guaporé e Muçum e a mesma quantidade no trajeto inverso com duração aproximada de 2h cada.
O projeto “Trem dos Vales”, iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e cooperação da Rumo Logística, chega a sua terceira edição com os passeios comemorativos com sucesso na comercialização dos bilhetes. Foram mais de 28 mil adquiridos, sendo 20 mil através de agências de turismo e o restante no site www.tremdosvales.com.br. Restam pouco menos de quatro mil. Cada passeio transporta cerca de 610 passageiros.
Para o coordenador do “Trem dos Vales”, Rafael Fontana, a retomada do turismo passa muito pelos investimentos e iniciativas dos setores público e privado ao longo deste período de pandemia da Covid-19, bem como, pela empolgação dos visitantes em aproveitar as belezas naturais e gastronômicas ofertadas na região do Vale do Taquari e Serra Gaúcha.
“Os passeios na Ferrovia do Trigo, que chegam à sua terceira edição, são um complemento importante para alavancar o turismo. Estamos felizes com a grande procura pelos bilhetes e, principalmente, pela movimentação econômica que será gerada na rede hoteleira, restaurantes, vinícolas e outros. Temos muitos atrativos a oferecer e quem viajar pelos trilhos entre Guaporé e Muçum no projeto ‘Trem dos Vales’ se encantará”, disse.
Ponta de saída e chegada, a “Capital da Hospitalidade” se prepara para bem receber os mais de 30 mil visitantes. A Estação Ferroviária, sob os cuidados da Administração Municipal, recebeu investimentos em sua infraestrutura. O espaço interno e externo ganhou nova pintura, a capacidade do estacionamento foi ampliada e, nos próximos dias, haverá a conclusão da pavimentação asfáltica da estrada que liga a ERS-129 até a Estação. Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, os passeios comemorativos fazem parte de mais uma etapa para a consolidação do projeto.
“Os passeios em definitivo pela Ferrovia do Trigo são aguardados há mais de duas décadas. Com dedicação, empenho e muito trabalho de todos os gestores dos Poderes Executivo, membros da Amturvales e da ABPF, junto com a Rumo Logística, acreditamos que em breve teremos eles periodicamente. A rota é encantadora, contando com muitos túneis e viadutos como o V-13, Mula Preta e Pesseguinho, que são espetaculares. Fazer o passeio é algo indescritível. Venha apreciar as belezas que temos a oferecer”, destacou.
Para o prefeito Fabris,
“Não estamos medindo esforços, dentro das possibilidades, para melhorar as condições da Estação Férrea. Somos sabedores da grandeza do projeto Trem dos Vales e, desde que assumimos a prefeitura em 2017, não paramos de lutar para a concretização deste sonho. Nosso Governo valoriza as pessoas e está com os olhos voltados para o futuro. Os investimentos e os projetos desencadeados para impulsionar o setor turismo são uma prova disso. Que todos possam sentir-se bem apreciando as belezas proporcionadas ao longo dos 46 quilômetros entre Guaporé e Muçum”.
A compra de bilhetes para os passeios do Trem dos Vales pode ser feita pelo site do passeio (tremdosvales.com.br). O valor é R$ 139,00 mais o transporte de retorno rodoviário é de R$ 12,00.