28/02/2013 Sec. da Saúde

Vigilância Sanitária e Ambiental de Guaporé Alerta:

Dois focos de mosquito da dengue foram encontrados no Município<br><br><br><br>Guaporé está em alerta devido aos agentes de combate à dengue da Vigilância Sanitária e Ambiental do Município terem localizado, em monitoramento de rotina, larvas do mosqu...

Dois focos de mosquito da dengue foram encontrados no Município

Guaporé está em alerta devido aos agentes de combate à dengue da Vigilância Sanitária e Ambiental do Município terem localizado, em monitoramento de rotina, larvas do mosquito Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue.

As larvas foram encontradas em dois focos, ambos na Avenida Alberto Pasqualini - Bairros Nossa Senhora da Saúde e Centro. A captura se deu durante a vistoria semanal aos pontos estratégicos e às armadilhas montadas. O material coletado foi encaminhado para o Laboratório de Análises do Estado, confirmado se tratar do mosquito transmissor.

A partir desta detecção, os funcionários da Secretaria Municipal da Saúde estão atuando em um raio de 300 metros do local onde as larvas foram encontradas, fazendo varreduras em todas as casas e terrenos baldios. Orientações aos moradores de residências e estabelecimentos que reúnem as condições propícias à presença do mosquito transmissor da dengue estão sendo dadas, juntamente com especificações sobre os procedimentos que devem ser adotados e os cuidados que devem ser tomados para evitar a presença do vetor.

O Aedes aegypti adulto vive aproximadamente 30 dias e ele necessita de água parada para se multiplicar. Caso não existam locais com água parada, o mosquito não vai se reproduzir e consequentemente, o foco será eliminado.

A Secretaria da Saúde/Vigilância Sanitária e Ambiental orienta: confira os depósitos de água como piscinas desativadas, pneus velhos, caixas de água e tambores sem tampa, pratos de vasos de plantas, garrafas abertas, potes de água dos animais de estimação, calhas entupidas, ralos e lixo acumulado. Todos estes locais podem servir de criadouro para os mosquitos e devem ser monitorados ou eliminados.

A larva do Aedes aegypti se desenvolve na água parada, e depois vira mosquito. Se não tem água parada, não tem mosquito. Se não tem mosquito, não tem dengue. A prevenção é a melhor ação. Faça sua parte e juntos vamos evitar uma epidemia.