Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
13/10/2021 Sec. do Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Vândalos arrancam mudas de árvores plantadas às margens do Arroio Barracão em Guaporé

Vândalos arrancam mudas de árvores plantadas às margens do Arroio Barracão em Guaporé

A falta de respeito e amor ao próximo, bem como ao meio ambiente, infelizmente prejudicam a imagem de um município pujante, empreendedor e que busca o turismo como mais uma forma de desenvolvimento social. São pouquíssimas pessoas que insistem na prática da depredação ao patrimônio público, porém, o estrago provocado é grande. Na madrugada da terça-feira, dia 12 de outubro - feriado de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), populares (ciclistas) que estavam transitando pelo bairro Planalto após a celebração religiosa informaram à Administração Municipal, em especial à Secretaria de Meio Ambiente, que mudas de árvores plantadas nas margens do Arroio Barracão foram quebradas, arrancadas e parte delas jogadas no leito do flúmen.

Conforme o registro e verificação da secretária Monia Zampeze, cerca de 80% das mudas que estavam em pleno desenvolvimento, com aproximadamente 1,50m de altura, foram depredadas.

“Foram plantadas mais de 300 mudas de árvores nas margens e afluentes do Arroio Barracão para recuperação da mata ciliar na área do Centro Social Urbana. O Poder Público vem fazendo um esforço incansável, através da comunidade científica (Estudo Hidrológico), para tentar amenizar os efeitos das enxurradas ocasionadas pelo transbordo do Arroio Barracão. Realizamos ações como a coleta lixo eletrônico, de volumosos, distribuímos mudas nativas, lançamos o projeto 'Ecobag Atitude Consciente', estamos recuperando nascentes e de Áreas de Preservação Permanente (APPs)”, disse Monia.

Em tempo de consciência ambiental e de forma voluntária, os ciclistas, com a colaboração de moradores ribeirinhos indignados com a atitude dos vândalos, retiraram as árvores do leito e efetuaram o replantio, para que novamente ganhem vida no solo, enriquecendo a APP.

Imagens das câmeras de videomonitoramento de estabelecimentos comerciais e residenciais das proximidades serão analisadas para a identificação e responsabilização dos vândalos. A secretária Monia salienta que ações como estas configuram crime ambiental, conforme Decreto Federal 6.514/2008, passível de multa e demais sanções legais.

Outras Notícias