26/09/2023 Sec. da Saúde

UBS Amiga da Pessoa Idosa: Secretaria da Saúde de Guaporé recebe Selo Ouro do Governo Estadual

Certificação é conferida às UBSs que fazem parte da Rede Bem Cuidar e que implementaram ações do programa direcionadas aos idosos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde – Unidade Básica de Saúde (UBS) Triângulo, comemora os resultados da implementação de ações direcionadas aos idosos da Rede Bem Cuidar RS. Guaporé, com o desenvolvimento das atividades para essa população que necessita de assistência de qualidade, alcançou índices elevados e recebeu a certificação com o Selo Ouro UBS Amiga do Idoso. A entrega da honraria aconteceu na segunda-feira, dia 25 de setembro, em Porto Alegre, contando com a participação do governador Eduardo Leite e a titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann. Do município, além da equipe da UBS Triângulo, se fez presente o secretário Ronaldo Invernizzi.

Dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Caxias do Sul, somente 12 receberam o Selo Ouro UBS Amiga do Idoso. As unidades atingiram índices elevados na promoção da saúde dos idosos, a partir da análise de critérios como mapeamento dessa população em seu território, qualificação da assistência farmacêutica e do acolhimento, além de implementação de avaliação multidimensional dos idosos.

Os profissionais da UBS Triângulo, destacou o secretário Invernizzi, conseguiram desempenhar todas as ações, que visam um envelhecimento saudável e com garantia de assistência adequada, para mais de 40% da população idosa do bairro Santo André. Um trabalho difícil, mas compensador.

“É resultado do trabalho de excelência desempenhado pela equipe de profissionais da UBS Triângulo. Estiveram comprometidas com as metas estabelecidas nesse terceiro ciclo de avaliação. Atender a população idoso é mais do que ofertar tratamento médico e remédios, é promover ações que valorizem a saúde e sejam voltadas para o desenvolvimento humanizado. Que a população idosa seja respeitada e tenha um atendimento digno e acolhedor. Parabenizo a equipe do posto de saúde Triângulo pelo empenho e dedicação”, disse o secretário.