03/04/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Turismo aquecido! Guaporé comemora a 5ª edição do Trem dos Vales

Serão 92 passeios realizados nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro pela Ferrovia do Trigo. 45 mil visitantes são esperados

Conhecido como a “indústria sem chaminé”, o setor turístico nas regiões do Vale do Taquari e Serra Gaúcha será novamente aquecido com a presença de milhares de visitantes ao longo do segundo semestre. Em evento comemorativo na 37ª Feira de Negócios Turísticos (UGART), realizado na sexta-feira, dia 31 de março, no BarraShopping Sul em Porto Alegre, prefeitos e secretários dos municípios de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, juntamente com a diretoria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), lançaram a 5ª edição do Trem dos Vales e a 2ª edição do Trem da Imigração.

Para o Trem dos Vales, trajeto encantador e deslumbrante entre os municípios de Guaporé e Muçum pela Ferrovia do Trigo, serão 92 passeios e a expectativa de transportar 45 mil pessoas. Visitantes que irão apreciar as belezas naturais, os túneis e viadutos da linha férrea durante os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. A projeção é que sejam injetados mais de R$ 12 milhões na economia das cidades.

“É assim que potencializamos economicamente uma região. São cerca de 50 mil pessoas que irão se encantar com os passeios no Trem dos Vales. Vão aquecer o setor turístico de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum. O Trem dos Vales é uma realidade! Adquiram seus bilhetes e venham se encantar com a magia proporcionada ao longo dos 46 quilômetros. São cerca de três horas de uma viagem inesquecível e encantadora”, disse o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi.

O passeio com o Trem dos Vales, conforme ressaltou Toldi, é comemorativo. Para 2023, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelo transporte, colocará à disposição locomotivas diesel-elétricas G12 ou GL8, ambas General Purpouse, fabricadas pela Electro Motive Division. Vagões restaurados e preservados, muitos deles históricos e datados das décadas de 1920 e 1930, conduzirão os passageiros pelos 46 quilômetros, apresentando 23 túneis e 15 viadutos. No trajeto os viadutos do Exército (V13), Mula Preta e Pesseguinho.

“Guaporé consolida-se, assim como os municípios do Vale do Taquari, como uma rota estadual para os turistas. Temos muito a oferecer. O Trem dos Vales é mais um atrativo. É uma experiência única. Não há no mundo passeio tão encantador, rico em belezas naturais e obras de engenharia de tirar o fôlego. Vocês são nossos convidados. Encantem-se com a 5ª edição do Trem dos Vales”, disse o prefeito Fabris, parabenizando o empenho do coordenador do projeto, Rafael Fontana.

Os roteiros ocorrem aos sábados, domingos, feriados e em alguns dias da semana (conforme calendário). Os passeios são realizados duas vezes ao dia: Guaporé - Muçum, com saída às 9h, e Muçum - Guaporé, com partida às 14h30min, e contempla somente ida de Trem. Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário. O bilhete para o passeio tem investimento de R$ 154,00 por pessoa. A comercialização está sendo efetuada no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

Iniciativa

O Trem dos Vales e o Trem da Imigração são iniciativas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Passeios de Trem, em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com apoio e cooperação da Rumo Logística.

5ª edição Trem dos Vales

Dias dos passeios