11/01/2022 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Trem dos Vales proporcionou momentos inesquecíveis para cerca de 32 mil pessoas na Ferrovia do Trigo

Expectativa dos Poderes Públicos e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) é que passeios possam ser definitivos a partir de 2022

“Eu tô chegando no vagão do Trem dos Vales

E alegria me invade no fundo do coração

Uma paisagem deslumbrante no caminho

E do povo o carinho com afeto e atenção...”

A alegria, retratada na música “Trem dos Vales” do cantor e compositor nativista Thiago Reder, contagiou as cerca de 32 mil pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer as mais belas paisagens naturais e obras de engenharia ferroviária construídas pela força do homem entre os municípios de Guaporé e Muçum. Nos 46 quilômetros da EF-491, a famosa “Ferrovia do Trigo”, a presença dos turistas, que lotaram os vagões nas 52 viagens realizadas ao longo dos meses de novembro, dezembro (2021) e janeiro (2022), empolgou, emocionou e deu um ânimo ainda maior para que os prefeitos e gestores dos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Colinas e Estrela, aos integrantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – operadora, as agências de turismo e transportes, fomentadores e empreendedores da “indústria sem chaminé”, continuem lutando para a concretização do sonho de tornar os passeios definitivos.

Os Poderes Executivos, conforme destacou o secretário Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, estão fomentando o setor e afirmaram que a conclusão dos passeios, sem nenhum imprevisto e com muitos feedbacks positivos da receptividade nas Estações Férreas, atendimento nos vagões, deslocamento seguro em ‘carros’ bem cuidados e limpos, foi extremamente exitoso.

“O projeto do ‘Trem dos Vales’ não é das Administrações Municipais, mas das comunidades que vislumbram o turismo desenvolvido em um futuro não tão distante. Foi a maior edição comemorativa com cerca de 32 mil bilhetes comercializados. Temos que parabenizar a Serra Vales e as mais de 80 agências de turismo que divulgaram e comercializaram os passeios. A economia saiu fortalecida com restaurantes, estabelecimentos comerciais, entre outros, movimentados. O potencial turístico e ‘conjunto da obra’ fizeram a diferença nessa edição”, destacou Toldi.

Viadutos como o Pesseguinho, Mula Preta, do Exército (V-13 – 143m de altura e 509m de comprimento), V11 (metálico e sem guarda-corpo), entre outros, arrancaram suspiros dos turistas. Túneis com até 2 quilômetros de extensão e as estações férreas, como a de Dois Lajeados que está abandonada e tem um charme todo especial, chamam a atenção. Além destas belezas, a vegetação e o rio Guaporé presenças constantes na maior parte do trajeto.

“Todos que fizeram o trajeto proporcionado pelo projeto Trem dos Vales afirmam ser o mais bonito do Brasil. É um passeio sensacional e que mostra belezas ímpares ao longo das cerca de 2h30min. A região tem um potencial turístico enorme e, diante da presença de 32 mil pessoas, podemos apresentá-lo e difundi-lo nos quatro cantos do estado, país e mundo”, destacou Toldi.

Gestores públicos e a ABPF continuam as tratativas para que o projeto do Trem dos Vales seja aprovado pelos órgãos competentes e pela empresa Rumo Logística que detém a concessão do trecho. O secretário, um dos maiores entusiastas, afirmou que o momento é de cautela para a consolidação regular do Trem dos Vales.

“Cautela sim, mas não mediremos esforços para que os passeios definitivos possam se tornar realidade. Durante os 26 dias e 52 passeios trouxemos pessoas influentes e com poder de decisão dentro da Rumo, Governos Federal e Estadual. Acredito que estamos a passos largos e dentro de breve este será consolidado”.

No momento, os Poderes Públicos, a ABPF e a AMTURVALES trabalham com duas frentes. A primeira é a realização de mais uma edição de passeios ao longo de datas comemorativas em 2022 e a segunda é a consolidação do Trem dos Vales com viagens regulares pela Ferrovia do Trigo.