18/06/2021

Trem dos Vales: Administração Municipal participa de encontro para viabilização dos passeios pela Ferrovia do Trigo

Participaram da reunião, promovida pela Amturvales, o prefeito Valdir Carlos Fabris e o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Odacir Toldi

O projeto “Trem dos Vales”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) e Administrações Municipais de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas e Estrela, ganha, a cada dia, rumos para a sua consolidação na EF-497 – a famosa Ferrovia do Trigo. As autoridades, com muito esforço e debruçados em consistentes projetos para o fortalecimento do turismo na região, buscam a viabilização dos passeios turísticos pelas mais belas e impressionantes paisagens naturais e estruturas construídas pelo homem.

Um encontro, realizado em Muçum, contou com a participação dos diretores da Amturvales, liderados pelo presidente Leandro Arenhart, coordenador do projeto “Trem dos Vales” Rafael Fontana, gestores e secretários municipais ligados ao Turismo. O prefeito Valdir Carlos Fabris e o secretário Geral de Governo e Turismo, Cultura e Esporte Odacir Toldi estiveram na reunião. Guaporé, segundo Fabris e Toldi, tem conquistado espaço determinante na luta pela consolidação dos passeios de trem com passageiros e no desenvolvimento do setor turístico.

“Guaporé sempre posicionou-se na linha de frente para a viabilização do ‘Trem dos Vales’. É de interesse da comunidade que tenhamos viagens regulares pela Ferrovia do Trigo. O aumento da circulação de turistas, além de trazer visibilidade para a região, movimenta os setores econômicos fazendo com que todos ganhem. Nós, como Administração Municipal, estamos confiantes que num futuro, não tão distante, estaremos posicionados como uma das mais requisitadas rotas turísticas da malha ferroviária do Brasil”, disse Toldi que confirma a realização de passeios experimentais nos meses finais de 2021.

O prefeito Fabris afirmou que os gestores municipais firmaram um pacto com a Amturvales para que a luta tenha um direcionamento único para a consolidação do projeto “Trem dos Vales”.

“É um sonho de todos os prefeitos e nós estamos engajados para torná-lo realidade. A Administração Municipal tem investido para melhorar as condições de acesso, embarque e desembarque. Logo, se tudo transcorrer dentro do que estamos projetando, estaremos muito bem posicionados como rota de turismo no Estado”, destacou Fabris.

Para a consolidação permanente do “Trem dos Vales” faltam detalhes que envolvem a segurança do trecho que está sob concessão da empresa Rumo Logística. A linha férrea é utilizada há anos somente para o transporte de cargas.