Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
04/11/2022 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

“Transportamos mais de 35,8 mil pessoas pelo mais belo e encantador passeio de trem do Brasil”, destaca secretário Toldi

Projeto “Trem dos Vales” foi finalizado com 60 passeios e turistas que vieram, em sua grande maioria, de fora da região do Vale do Taquari

23 túneis, 15 viadutos e paisagens de tirar o fôlego ao longo de 46 quilômetros sobre os trilhos da Ferrovia do Trigo. Foram 60 passeios entre os trajetos Guaporé/Muçum e Muçum/Guaporé, durante três meses, que encantaram 35,8 mil pessoas dentro de mais uma edição do “Trem dos Vales”. O projeto, desenvolvido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), parceria dos Poderes Executivos de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum e cooperação da Rumo Logística, chegou ao seu quarto ano consecutivo de viagens com aumento significativo no número de passageiros transportados.

Conforme a Amturvales e a coordenação do Trem dos Vales foram 15% a mais de pessoas, com movimentação e incremento de R$ 10 milhões na economia regional – gasto médio de R$ 290,00 por turista, que desfrutaram de um dos mais ricos passeios por linhas férreas do Brasil. 70% dos participantes que adquiriram os bilhetes e explodiram de alegria ao passar vagarosamente pelos viadutos do exército ou V-13 (considerado o maior da América do Sul com 143 metros de altura e 509 metros de extensão), Pesseguinho e Mula Preta, vieram de fora do Vale do Taquari. São pessoas dos quatro cantos do solo gaúcho e Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Amapá e do Distrito Federal. Registra-se também estrangeiros da Alemanha, México, Canadá, Estados Unidos, além de países que fazem fronteira com o Brasil.

“O turismo é uma matriz econômica e a região, com a união de esforços entre entidades, empresariados e Poderes Públicos, está se consolidando cada vez mais como destino turístico no Rio Grande do Sul. Chegamos à 4ª edição dos passeios do projeto Trem dos Vales com sucesso total. Transportamos mais de 35,8 mil pessoas pelo mais belo e encantador passeio de trem do Brasil. O projeto está consolidado, faltando apenas alguns detalhes para que se torne regular e definitivo”, destacou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Guaporé, Odacir Toldi.

Empreendimentos do município e da região foram beneficiados com a presença dos milhares de turistas. Um dos objetivos do “Trem dos Vales”, além de proporcionar o passeio maravilhoso, era movimentar e fomentar os negócios.

“Estamos muito contentes com a 4ª edição do Trem dos Vales. Além de sucesso de público, o atrativo novamente atingiu o seu objetivo de alavancar o trade turístico da região. Ao longo dos três meses conquistamos esse resultado, com empreendimentos de todo o Vale recebendo pessoas, e não somente as que estavam na rota do passeio”, disse o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

As duas estações férreas foram remodeladas e a cada edição dos passeios do “Trem dos Vales” recebem melhorias para o maior conforto aos visitantes. Para 2023, conforme Toldi, a expectativa é que haja o anúncio dos passeios em definitivo.

“A grande busca é pela consolidação do trem regular junto à empresa Rumo Logística, que administra a malha ferroviária, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Estamos muito adiantados no processo de consolidação e acreditamos, se tudo correr dentro do programado, que até o final de 2023 teremos uma resposta definitiva. Por enquanto, continuamos ofertando os passeios em períodos ajustados com apoio e cooperação da empresa”, destacou.

Os passeios do “Trem dos Vales” foram realizados com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12 e 12 vagões restaurados e preservados, carregando até 610 passageiros em cada viagem.

Outras Notícias