Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
04/02/2020 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Todos contra o Sarampo

Ampla campanha de vacinação inicia dia 10 de fevereiro

A partir do dia 10 de fevereiro, até dia 13 de março, todo guaporense entre 5 e 19 anos precisa procurar um posto de saúde para atualização da caderneta de vacinação e para receber uma dose da vacina que protege contra o sarampo.

A doença, antes erradicada, volta a causar surtos e até mesmo mortes no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa cobertura vacinal é a principal responsável pelo retorno da doença.

Para realizar um verdadeiro raio x da vacinação e imunizar as pessoas que necessitam, será realizada a Campanha Nacional Contra o Sarampo - primeira etapa 2020.

Na secretaria da Saúde, pais ou responsáveis podem comparecer a uma das unidades com as crianças nos horários normais de atendimento.

No dia 15 de fevereiro acontece o Dia D contra o Sarampo, quando todas as unidades estarão abertas durante o sábado, nos seguintes horários:

 

Unidade Central-8h às 17h

ESFs- 13h as 17h

ESF são José- dirigir-se ao Posto Central

Interior- Posto Central

É necessário apresentar a Carteira de Vacinação.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa, 

Os principais sintomas são: febre alta (38,5°C), exantema, cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse. No quadro clínico clássico há coriza (secreção nasal), conjuntivite e fotofobia (sensibilidade à luz). Casos complicados podem apresentar otites, laringites, diarreias, pneumonia e encefalites.

Busque orientações junto à secretaria e compareça para receber a vacina que salva vidas!

 

 

Outras Notícias