14/04/2021 Gabinete do Prefeito

Setor primário: Prefeito Fabris apoia luta dos agricultores

Chefe do Executivo recebeu a visita do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Fernando Marcolin

Com cerca de dois mil produtores rurais, o setor primário do Município de Guaporé responde por aproximadamente 25% da receita pública gerada. A diversidade nas propriedades é a marca do homem do campo e, a Administração Municipal, em parceria com as instituições rurais, desenvolve projetos para qualificar ainda mais o setor. Os resultados são satisfatórios.

Na quarta-feira, dia 14 de abril, o prefeito Valdir Carlos Fabris recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Fernando Marcolin, que mostrou-se preocupado com um projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA n.º 28/2020), enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, que prevê investimentos de R$ 3,38 bilhões destinados à equalização dos juros do Pronaf em todas as modalidades no Plano Safra 2021/2022. A rubrica sofreu um corte de R$ 1,35 bilhões durante a tramitação, restando R$ 2,03 bilhões, o que poderá acarretar em aumento da taxa de juros e recursos escassos para o Pronaf.

Mediante tal situação, Marcolin pediu apoio do Chefe do Poder Executivo para que auxilie, junto aos deputados federais e senadores, que seja reposto o valor retirado do orçamento para que as políticas públicas e os programas da agricultura familiar não sejam prejudicados.

”Nos comprometemos, como Poder Executivo, em buscar nossos deputados federais para que lutem em favor dos agricultores. Estes que sofrem com impactos financeiros de duas estiagens e estão somando perdas com a pandemia da Covid-19. Somos sabedores que o setor vive momentos difíceis, mesmo com safras recordes e aumento nos preços dos produtos agrícolas. A realidade no campo, para os nossos agricultores, é diferente. Os custos de produção estão altos e os ganhos reais são poucos. Nos solidarizamos com o presidente do Sindicato de Guaporé, Fernando Marcolin, e estamos ao lado dos produtores rurais na luta pela reposição dos valores retirados do projeto de Lei Orçamentária Anual”, afirmou Fabris.

Durante o encontro, o prefeito Fabris recebeu a Moção de Apoio à Agricultura e à Pecuária Familiar do Rio Grande do Sul, que conta com aval da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG/RS), que foi encaminhada pelas lideranças rurais gaúchas para os parlamentares em Brasília.

“Estou, junto com toda a equipe de Governo, também redigindo uma carta de moção e apoio à luta dos agricultores. Esta será enviada para a bancada gaúcha (deputados e senadores de todos os partidos políticos) em Brasília”, disse Fabris.