12/12/2012 Sec. da Saúde

Setor de Vigilância Epidemiológica alerta população de Guaporé

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta importante a comunidade guaporense sobre a coqueluche. A doença infecciosa aguda e transmissível que compromete predominantemente o aparelho respiratório, caracteriza-se por típicos acessos paroxísticos de tosse, sendo um agravo de notificação compulsória. A partir da introdução da vacina DPT no ano 1973, observa-se um declínio importante na incidência da doença.

Segundo os técnicos da Vigilância Epidemiológica, a coqueluche apresenta, caracteristicamente, um perfil epidemiológico sazonal (predomina na primavera e verão) e cíclico, podendo-se observar aumento de casos, em média, de 04 em 04 anos. Todo indivíduo, independente da situação vacinal, que apresente tosse seca há 14 dias ou mais, associada a um ou mais sintomas como tosse paroxística - tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (5 a 10) e uma única expiração; guincho inspiratório; vômitos pós-tosse, deve procurar urgentemente o médico.

A Vigilância Epidemiológica lembra que nos lactentes (principalmente menores de 6 meses) a doença, além dos paroxismos clássicos, pode apresentar cianose, apnéia, parada respiratória, convulsões e desidratação.

Se você apresentar tosse forte e frequente por mais de duas semanas procure seu médico e faça uma avaliação.