23/12/2022 Sec. de Educação

SENAI forma 66 estudantes da Rede Pública Municipal no projeto “Trilhas da Aprendizagem”

Cursos de Eletrônica, Robótica, Fundamentos para programação de software e Design e modelagem e tecnologias têxteis são custeados pela Administração Municipal

“O topo da montanha chegou! O dia da formatura! Mas nunca deixem de trilhar! Há muitos caminhos a serem descobertos e seguindo neste propósito, o sucesso, a felicidade e a prosperidade estão garantidos! Guaporé aplaude e agradece! Parabéns! Vocês são a cidade educadora que tanto sonhamos!”. As palavras do prefeito em exercício, Adalberto Bastin, marcaram a formatura de 66 alunos no projeto “Trilhas da Aprendizagem”, uma parceria entre a Administração Municipal e o Centro de Formação Profissional SENAI de Guaporé. A cerimônia, que integra as comemorações da programação “Uma Joia de Natal” e dos 119 Anos de Emancipação Político-Administrativa, aconteceu na noite da quinta-feira, dia 23 de dezembro, na praça Vespasiano Corrêa, com a presença das autoridades, diretores do SENAI Jerry Amarildo Hibner (Gerente de Operações II) e Marcelo Francisco Schedler (Coordenador Técnico de Educação Profissional Senai), familiares e da comunidade.

Os estudantes, que estão no 9º ano, com idade mínima de 14 anos, das Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Dr. Jairo Brum e Zaida Zanon, participaram, no contraturno das atividades regulares nos educandários, de curso de Eletrônica – Analógica e Digital, Robótica - LEGO ZOOM, Fundamentos para programação de software e Design e modelagem e tecnologias têxteis. Estes tiveram vivências teóricas e práticas e saem preparados para iniciar uma jornada profissional com conhecimento específico, permitindo que quando ingressarem no mercado de trabalho conquistem sucesso nas áreas que escolheram.

“Muito orgulho de cada um de vocês que aceitaram o desafio do conhecimento, do aprendizado e de uma oportunidade a mais para o futuro. Gratidão aos profissionais do SENAI que proporcionaram novas e ricas experiências para esses estudantes. Nós, do Poder Público, continuaremos investindo e valorizando nossas crianças, adolescentes e jovens para que estejam sempre motivados a aprender. Dentro deste contexto, a parceria com o SENAI é muito importante para que possamos alcançar nosso objetivo de sermos visto cada vez mais como Cidade Educadora”, disse a secretária da Educação, Veridiana Tonini.

Bastian ressaltou que Guaporé trilha o caminho próspero de ser uma Cidade Educadora. Em seu discurso, parabenizou o SENAI pela metodologia aplicada no aprendizado dos cursos e citou que a escolha tem trazido muitas conquistas para todos os setores da comunidade.

“Ninguém consegue ser Cidade Educadora se não houver a participação de todos! E dar as mãos ao Senai foi fundamental para que mais um passo fosse dado rumo ao topo da montanha! Essa parceria permitiu que nossos jovens, das Escolas Municipais, tivessem a grande oportunidade de, no contraturno escolar, trilhar os caminhos do conhecimento para a profissionalização. Este é um fruto colhido com muita alegria e entusiasmo!”, afirmou.

O projeto “Trilhas da Aprendizagem”, que integra as ações da secretaria da Educação, intitulado “Cidade educadora: A teia que constrói sonhos”, terá prosseguimento em 2023.