13/01/2022 Sec. da Saúde

Secretário Ronaldo Invernizzi pede apoio da comunidade neste momento desafiador da pandemia

Número de casos ativos da doença aumentou significativamente ao longo da semana. Tendência é de crescimento ao longo de janeiro

O secretário da Saúde de Guaporé, Ronaldo Invernizzi, manifestou-se nas redes sociais buscando apoio da comunidade para que este momento de precaução com relação à pandemia seja superado o mais rápido possível. O número de casos confirmados aumenta muito rapidamente e o alerta vermelho está ligado.

“Guaporé tem 97 casos ativos de Covid-19 e dois pacientes internados em nosso hospital nas últimas 72 horas por complicações causadas pela Covid-19. Até o final de dezembro os casos de coronavírus no município de Guaporé estavam estabilizados. Contudo a partir de 31 de dezembro os números se elevaram exponencialmente. Desde o início da pandemia, o município de Guaporé já confirmou 4.979 casos. Reforçamos a todos que é fundamental estarem com o esquema de vacina Covid-19 completo, além de manter-se em isolamento caso teste positivo, mesmo com sintomas leves ou assintomáticos, além do uso de máscara, higiene pessoal e distanciamento social.

Só desta forma estaremos mais protegidos contra a Covid-19.

Infelizmente a pandemia não passou, todas essas variantes e com a circulação da Influenza em todo o País nos fez acender este alerta. Precisamos todos fazer a nossa parte. O governo municipal tem trabalhado diuturnamente para melhor acolher nossos munícipes, reforçamos os números de testes de detecção de vírus: RT-PCR /Antígeno /RT-LAMP. Seguimos vacinando de segunda a sexta-feira no Posto Central. Precisamos agora é que todos assumam o seu papel: Comerciantes, empresários, lojistas e Poder Público para que não seja necessário retroceder nas medidas de contenção, que são as restrições de funcionamento de estabelecimentos. Em caso de dúvidas, procure o seu posto de saúde”, afirma Ronaldo.

As equipes de vacinação seguem divulgando através das redes sociais os dias, horários e o público alvo das vacinas diariamente.

Sistema 3As

Pela segunda semana consecutiva, todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul receberão Avisos. A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise, em reunião virtual conduzida pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira (11/1), com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Visando conter o avanço da transmissão do coronavírus e diante do cenário de aumento de internações e do índice de casos registrados de Covid-19 em todo o Estado, na quinta-feira (13/1), às 14h30, haverá uma reunião com as regiões como passo prévio à possível emissão de Alerta. O objetivo do encontro é o Gabinete de Crise apresentar dados atuais da pandemia, ouvir e entender as necessidades de cada região, para que ocorram os devidos encaminhamentos.

Nos últimos sete dias, a média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul cresceu mais de quatro vezes, passando de 62,2 para 278,8. Há também um aumento de internados em leitos clínicos, ainda que em menor proporção do que o crescimento de casos confirmados. Atualmente, há 591 leitos clínicos ocupados por pacientes com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19; em 2 de janeiro, eram 297.