Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
30/08/2023 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretarias de Educação e Saúde desenvolvem o projeto “Promovendo a Vida” em Guaporé

Objetivo é trabalhar a prevenção da drogadição com capacitações aos profissionais que atuam nas escolas do município

“A segunda função mais importante do professor é ensinar a aprender. A primeira, continua sendo o exemplo”. Projetada no telão do auditório da Escola Municipal de Educação Infantil Imaculada Conceição, a frase de Fellipe Pimentel de Almeida, foi uma das formas encontradas pela palestrante Paula Cristina Garibotti, da Clínica Novo Começo, para chamar atenção dos educadores sobre a importância que têm na formação das crianças e adolescentes. Paula ministrou na noite da terça-feira, dia 29 de agosto, mais uma atividade do projeto “Promovendo a Vida” que está sendo realizado pela Administração Municipal, através das Secretarias de Educação e Saúde - Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com objetivo de trabalhar a prevenção da drogadição através da capacitação dos profissionais da Rede Pública Municipal.

As drogas são apontadas como uma das principais preocupações da sociedade e a escola é considerada um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde. Desta forma, a Equipe de Redução de Danos desenvolveu um trabalho conjunto com ações preventivas, a instrumentalização e capacitação dos profissionais que atuam nas escolas do município e posteriormente encontros para informação e trocas com toda a comunidade escolar. O projeto “Promovendo a Vida”, através de palestras nas Escolas Imaculada Conceição, Zaida Zanon, Pinguinho de Gente e Mônica, além do Centro de Eventos do Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, objetiva promover o diálogo sobre como prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, capacitar profissionais da educação com técnicas a serem utilizadas na promoção da vida e não uso de drogas, aproximar comunidade escolar, pais, responsáveis, familiares e dos profissionais da educação, promover um espaço de diálogo para pais, responsáveis e familiares sobre as possibilidades de promoção a vida e prevenção de uso de drogas, entre outros.

“O projeto tem como grande objetivo a prevenção com as crianças e redes de educação e saúde atingindo o máximo de pessoas possíveis. Idealizamos com o pensamento de não só falar diretamente com os alunos e educadores, mas com os familiares. Não adianta palestras soltas e pontuais. Há necessidade de devolver um trabalho a longo prazo, assim como as equipes do CAPS e da Educação pensaram. Daqui a pouco, pela situação que encontra-se a questão drogas, há a necessidade de se tornar um conteúdo da base curricular das escolas”, destacou Paula Cristina que é professora e especialista em dependência química.

Para os educadores, familiares e responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens, ela pontua:

“O uso das drogas, em muitos casos, desenvolve uma doença que se chama ‘transtorno por uso de substâncias que alteram o comportamento’. É uma das mais cruéis que existem, pois atinge não só a pessoa adoecida, mas aqueles que convivem direta e indiretamente, trazendo um flagelo muito grande. Por isso a necessidade de se falar para toda a rede para que possamos prevenir e informar. Não precisa ter medo, ninguém vai despertar o desejo de ninguém falando sobre isso. Em Guaporé, percebemos que se tem o desejo de fazer a diferença”, afirmou.

As atividades do projeto “Promovendo a Vida” prosseguem com espaços de diálogos para pais, familiares, responsáveis, educadores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

Outras Notícias