20/05/2021 Sec. da Agricultura

Secretarias de Agricultura e Obras realizam manutenções constantes nas estradas vicinais

Com mais de 500 quilômetros, cronograma de atividades foi elaborado para que produtores possam escoar a safra e transitar com segurança

Com uma população estimada em duas mil pessoas e 600 famílias, a zona rural de Guaporé é rica na diversidade da produção primária. Para o escoamento de tudo o que é produzido, como as culturas do milho, soja, uva, erva-mate, hortifrutigranjeiros e outras, bem como, o transporte de frangos, suínos e alimentação para os animais, o interior conta com quase 600 quilômetros de estradas vicinais. Manter em dia, proporcionar um escoamento rápido e oferecer segurança exige muito trabalho, dedicação e, principalmente, um cronograma de atividades.

A Administração Municipal, através da secretaria de Agricultura, com apoio da equipe de Obras e Viação, tem buscado melhorar as famosas estradas de chão. Manutenções diárias como o patrolamento, alargamento e ensaibramento estão sendo realizadas.

“São cerca de 600 quilômetros sob nossa responsabilidade e não é fácil mantê-los em perfeitas condições de trafegabilidade. Seguimos um cronograma de atendimento por comunidades, porém, em vários trechos, com mais trânsito de veículos, efetuamos o trabalho seguidamente. Mas, nossa equipe, com apoio dos funcionários do Parque de Máquinas (Secretaria de Obras), está comprometida e não tem deixado de atender os pedidos dos agricultores”, disse o secretário Edelvan Balbinotti.

Equipamentos rodoviários como carregadeiras, retroescavadeiras, rolo compactador, caminhões caçamba, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas estão sempre nos trechos e são despachados conforme o planejamento diário.

“Nem sempre conseguimos seguir o cronograma. As condições climáticas nos obrigam, em diversas vezes, a deslocar as máquinas urgentemente para efetuar melhorias”, afirmou.

Balbinotti apresentou ao prefeito Valdir Carlos Fabris e demais integrantes da equipe de Governo, um novo programa para o monitoramento de estradas e acessos internos para escoamento da produção. O intuito é melhorar o atendimento em tempo hábil, visando acelerar os serviços.

“Estamos propondo o agendamento por área de produção (região e safra). Vai facilitar a logística e melhorar o atendimento para os produtores. Também é evitar despesas desnecessárias com o maquinário se deslocando de um ponto ao outro, além de antecipar o serviço de melhorias das estradas. Na hora de escoar, estas estarão em condições e seguras”.

Além das atividades de manutenção das estradas vicinais, abertura dos acessos, escavos e terraplanagem, a secretaria de Agricultura, conforme Balbinotti, desenvolve programas de incentivo ao produtor rural, em parceria com entidades ligadas ao setor primário, visando sempre o desenvolvimento, o crescimento econômico e propiciar melhores condições de vida às famílias que permanecem no campo.