27/10/2022 Sec. da Saúde

Secretaria de Saúde imunizou 88,85% das crianças contra a paralisia infantil em Guaporé

Foram aplicadas 1.068 doses da vacina que salva vidas, do total estimado em 1,2 mil. Números são satisfatórios, mas não trazem tranquilidade aos profissionais

Cerca de 80 dias após o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Pólio), a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, concluiu as atividades com 88,85% do público-alvo estimado imunizado. Os trabalhos foram encerrados oficialmente pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, dia 22 de outubro, após duas prorrogações em virtude da baixa cobertura vacinal.

Conforme a enfermeira Maiara Lubian Tomé, responsável pelo Setor de Imunizações, 1.068 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias do total estimado de 1,2 mil, receberam a dose da vacina que salva vidas. A meta preconizada de 95% não foi alcançada. Porém, o percentual de imunizados é muito superior ao verificado no Brasil.

“Infelizmente não atingimos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, mas o número de crianças imunizadas contra a poliomielite é considerado muito bom em Guaporé. Gostaríamos de ter vacinado 100% e, quem sabe no decorrer dos próximos dias, os pais e responsáveis que não trouxeram as crianças no período da campanha, possam trazê-las. A vacinação é a única forma de prevenção da doença que é severa e pode deixar sequelas graves”, disse a enfermeira, parabenizando à equipe de saúde que não mediu esforços para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Efetuamos diversos chamamentos para que os pais e responsáveis procurassem o Centro Municipal de Saúde e os Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e realizamos o ‘Dia D’ com extremo sucesso para a aplicação da dose da vacina. Tudo o que estava ao nosso alcance nós fizemos para que nenhuma criança ficasse sem receber a dose”.

A vacina, destacou Maiara, está disponível para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema de rotina prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade.