03/05/2022

Secretaria de Obras/Viação e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil monitoram as condições climáticas e executam ações no canal do Arroio Barracão

Objetivo é evitar, com o acumulado de chuvas previstos pelos meteorologistas para as próximas horas, o transbordo do flúmen

Em dias de condições climáticas adversas, onde a chuva é intermitente e, por vezes em quantidade acima da média, a maior preocupação das autoridades municipais e dos moradores ribeirinhos é com relação a vazão da calha do Arroio Barracão. O flúmen, que corta da cidade de Norte a Sul, é costeado por centenas de residências e atravessa bairros populosos até desembocar no Rio Carreiro. Há anos, estragos em imóveis foram contabilizados e ações por parte da Administração Municipal foram tomadas para evitar novos transbordamentos.

A Secretaria de Obras e Viação, juntamente com a Coordenadoria da Defesa Civil (COMPDEC), realizou análises em pontos estratégicos e, ao longo dos últimos tempos, efetuou melhorias, manutenções e limpezas na calha, alargamentos das margens na altura dos bairros Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida) e Pinheirinho, além da remoção da vegetação que obstruía a passagem e modificava o curso d’água. O resultado: menores dores de cabeça para todos com o transbordo do Arroio Barracão.

Com os alertas emitidos pela Defesa Civil, os servidores da secretaria e voluntários da COMPDEC foram a campo entre os dias 2 e 3 de maio para novas ações. A equipe removeu galhos e troncos de árvores, além de arbustos que crescem nas paredes de concreto do canal. Pedras foram retiradas. A maior preocupação, conforme o secretário Fabiano Farina, é nas pontes onde tubos de concreto foram instalados.

“Nesses pontos é que temos um acúmulo de materiais que dificultam e, por diversas vezes, impedem a vazão da água no leito. Além do monitoramento constante, efetuado pela Defesa Civil Municipal, através do coordenador Rafael Pissetti e do Valdecir Romani, colocamos uma equipe para a limpeza e retirada dos inservíveis. Procuramos fazer a nossa parte para evitar o transbordo do Arroio Barracão”, disse Farina.

O secretário completou: “há tempos estamos com ações dentro do canal para melhorar a vazão de água. As medidas, mesmo que paliativas, surtiram o efeito esperado. Agora, o Poder Público, com a elaboração do estudo hidrológico em parceria com a UCS, deverá investir em obras que evitarão novos transtornos aos ribeirinhos”.

O coordenador da COMPDEC, Rafael Pissetti, tranquilizou a comunidade guaporense.

“Colocamos uma equipe qualificada nas ruas e estamos em constante monitoramento da vazão de água do Arroio Barracão. Tudo, por enquanto, está sob controle e esperamos que não ocorra chuva forte, de grandes volumes em curto espaço de tempo. Estamos à disposição da comunidade para qualquer eventualidade”, salientou.