Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
25/01/2022 Sec. de Obras e Viação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria de Obras inicia limpeza do canal do Arroio Barracão e das bocas de lobo em Guaporé

Objetivo é evitar que chuvas, em índices pluviométricos acima do normal, passam causar prejuízos e transtornos para os ribeirinhos e demais munícipes

A Administração Municipal, através das atividades desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Obras e Viação, tem realizado uma série de ações preventivas para evitar transtornos emocionais e prejuízos financeiros à comunidade, especialmente aos moradores ribeirinhos ao Arroio Barracão. Na segunda quinzena do mês de janeiro, servidores, coordenados pelo secretário Fabiano Farina, deram início à limpeza do canal do flúmen, que corta a cidade de Norte a Sul e passa por comunidades da zona rural e pelo menos quatro bairros na área urbana.

Máquinas foram colocadas dentro do Arroio Barracão, que encontra-se com pouca água em virtude das condições climáticas, para a remoção de entulhos (resíduos sólidos), terra, pedras e vegetação. A retirada é fundamental para o escoamento rápido quando há chuvas intensas. Para o secretário Farina, a limpeza é necessária e evita que algo de mais grave possa acontecer com quem reside às margens.

“Pelo menos duas vezes por ano, no mínimo, nós colocamos as máquinas e disponibilizamos os servidores para a limpeza. Aos poucos vamos removendo o que encontra-se dentro do canal em pontos específicos. É uma ação importante e preventiva. Nos últimos anos, mesmo após o registro de chuvas fortes e com volumes consideráveis, não tivemos mais a cheia do Arroio Barracão. Isso mostra que o trabalho está sendo bem executado”, disse.

Além do trabalho no Arroio Barracão, os servidores estão efetuando a remoção da sujeira acumulada nas bocas de lobo. Em muitos locais, uma quantidade significativa de garrafas e sacolas plásticas, bem como outros objetos foram retirados, desobstruindo a passagem da água. Além do lixo, há o recolhimento de folhas e galhos de árvores.

“É um trabalho específico que evitará o acúmulo de água das chuvas nas vias urbanas. Em alguns trechos da área central e de alguns bairros, as bocas de lobo não ‘venciam’ a vazão de água quando a chuva era forte e a água invadia as calçadas e os imóveis. Aproveitamos esse período de seca para limpar. Esperamos que dê resultado”, salientou.

O pedido do secretário Farina é para que as pessoas evitem jogar lixo nas ruas, pois tudo acaba parando dentro das bocas de lobo e nos tubos de escoamento da água pluvial, ocasionando a interrupção do fluxo e, consequentemente, o transbordo.

Outras Notícias