Corte da capoeira e retirada dos resíduos fazem parte da ação para evitar o transbordo das águas
A prevenção é o melhor remédio! O dito popular encaixa-se perfeitamente nas ações que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Viação, está realizando para evitar que os moradores ribeirinhos ao Arroio Barracão sofram prejuízos financeiros e, principalmente psicológicos com o transbordo do flúmen. O canal está recebendo uma limpeza geral que, conforme o secretário Fabiano Farina, teve início no bairro Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida) e se estenderá por toda a sua extensão, em especial nos trechos mais críticos.
Os servidores da Secretaria de Obras estão efetuando, neste primeiro momento, a roçada da vegetação (Capoeira) que cresce no meio e nas laterais do canal. O mato, somado ao acúmulo de sujeira acaba prejudicando o escoamento normal da água.
“É um dos maiores problemas que enfrentamos na limpeza do Arroio Barracão. A remoção da capoeira tem que ser realizada periodicamente, em especial nessa época de calor, chuvas e clima abafado. Surtiu efeito no ano passado quando grandes acumulados de chuvas, em períodos curtos, atingiram o município. Estamos, dentro das condições, fazendo o possível para evitar novos problemas aos ribeirinhos. Pedimos paciência aos moradores, pois estamos com diversos servidores afastados em virtude da pandemia. Não é o ritmo de trabalho que gostaríamos, por isso peço a compreensão de todos”, suplicou Farina.
Além da retirada da vegetação, os trabalhos concentram-se na limpeza das margens onde há retirada de resíduos sólidos (lixo) jogados de forma irregular e irresponsável por parte da comunidade.