15/06/2020

Secretaria de Obras efetua manutenção do canal do Arroio Barracão

Com período de maior índice pluviométrico se aproximando, atividade se faz necessária para evitar o transbordo do flúmen

O canal do leito do Arroio Barracão, que corta a cidade de norte a sul, está passando por processo de limpeza geral. Com a proximidade dos períodos de maior índice pluviométrico, conforme preveem os meteorologistas, a Administração Municipal, através da secretaria de Obras e Viação, realiza a manutenção com a roçada da vegetação junto às margens, a retirada e realocação de pedras, resíduos sólidos, galhos de árvores, terra e demais fragmentos que obstruem a passagem da água dentro do espaço destinado ao escoamento.

Para a limpeza, máquinas foram parar dentro do canal e a retirada do material está sendo efetuada com agilidade nos pontos mais críticos, entre eles, proximidades do Cemitério Municipal, margens da estrada da Linha 3 de Maio (Brítola), fundos do Centro Social Urbano e ao longo do bairro Planalto (Capela Aparecida). Em alguns trechos, a secretaria está, dentro das possibilidades, alargando o canal. Aumentar a vazão e o fluxo de água, evitando pontos de inundação, são os principais objetivos.

“Sofremos com o transbordo do Arroio Barracão em situações muito tristes para os moradores ribeirinhos. Procuramos fazer a nossa parte para evitar que voltemos a registrar novas cheias. Estamos efetuando a manutenção do canal e esperamos que a comunidade nos ajude, evitando jogar entulho”, disse o secretário Fabiano Farina.

A desobstrução e alargamento do canal previne e evita que a água enfrente obstáculos para seguir seu rumo e não acumule. A maior fluidez é fundamental para que não ocorram mais transbordos, que acarretam prejuízos para os moradores ribeirinhos e para o erário público.