Em quatro rotas, com passagens do caminhão sempre às segundas-feiras à tarde, todas as comunidades são atendidas pelo serviço
A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, dará sequência a coleta de resíduos secos na zona rural em 2023. O serviço, que vem sendo disponibilizado há anos, tem como objetivos preservar o espaço familiar dos agricultores com a destinação correta do lixo para o descarte, evitar poluições tóxicas que contaminam o solo e águas e contribuir para a preservação e o desenvolvimento sustentável.
A secretária Monia Zampeze comemora os resultados obtidos com a coleta no interior e ressalta a importância do recolhimento dos resíduos secos em 100% das comunidades da zona rural.
“Uma grande conquista podermos ampliar, ao longo dos anos, o serviço de recolhimento no interior. Passamos de bimestral para mensal. Os agricultores entenderam a proposta e a importância que a coleta dos resíduos secos tem para a preservação da sua propriedade”, destacou.
Para que os agricultores e proprietários de terras na zona rural (que residem na área urbana) possam se organizar para o descarte correto de papéis, papelão, plástico, alumínio, metais e vidros, a Secretaria de Meio Ambiente elaborou um cronograma composto por quatro rotas. Cada uma é contemplada com a passagem do caminhão de recolhimento sempre nas segundas-feiras, a partir das 13 horas. Confira:
Monia informa que, assim como ocorreu em edições passadas, não haverá recolhimento de frascos de produtos veterinários ou embalagens de agrotóxicos.
“Esses materiais, após o seu uso, devem ser devolvidos nos estabelecimentos comerciais, casas agropecuárias, enfim, onde foram adquiridos. Não é de responsabilidade e não há a obrigatoriedade da secretaria efetuar a coleta”, disse.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente através dos telefones (54) 3443.5987 ou (54) 3443.6372.