16/01/2021 Sec. de Educação

Secretaria de Educação realiza formação dos monitores com orientações e aperfeiçoamento sobre a alimentação

Primeira etapa aconteceu nas escolas de Educação Infantil Gasparzinho, Maria Rosa Ferreira, Rosa dos Ventos e Mônica

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, sob coordenação da secretária Veridiana Maria Tonini, deu início às atividades de formação dos profissionais que, a partir do mês de fevereiro, estarão recepcionando aproximadamente três mil crianças e adolescentes nos 10 educandários de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A qualificação dos monitores das escolas de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira, Rosa dos Ventos, Gasparzinho e Mônica com orientações e aperfeiçoamento da alimentação escolar foi ministrada pela nutricionista Rafaela Dall’Asta. A diretora da alimentação escolar Licélia Cassol também participou.

Seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, com o máximo de 12 monitores por educandário, Rafaela destacou o retorno das aulas que estão previstas para o dia 25 de janeiro de forma assistencial (priorizando famílias com pais e mães que trabalham e não têm com quem deixar as crianças). O ano letivo inicia no dia 18 de fevereiro.

“Orientamos os monitores quanto a importância de incentivarem as crianças para que tenham hábitos saudáveis na alimentação. Os hábitos se formam principalmente nessa fase da educação infantil, e a refeição é um momento pedagógico”, disse Rafaela, que complementou:

“Os monitores, durante a formação, aproveitaram para sanar dúvidas sobre quantidades e substituições de alimentos e, elogiaram a qualidade e variedade dos produtos que são ofertados para as crianças”.

A secretária Veridiana reforçou que os profissionais de educação, assim como acontece anualmente no período de recesso escolar, receberão treinamentos, orientações e qualificação para encarar os desafios de mais um ano letivo.

“Mais um ano de enormes desafios na área da educação em virtude da pandemia. As incertezas nos obrigam a estar em constante planejamento para que não tenhamos problemas no decorrer do ano letivo. Nossos profissionais estão sendo capacitados e qualificados, em grupos pequenos, para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Com apoio de cada um, bem como dos pais e responsáveis, acreditamos em um ano de excelência no aprendizado das nossas crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal”.

As próximas atividades sobre a alimentação escolar serão ministradas para os monitores das Escolas de Educação Infantil Nairo Prestes e Pinguinho de Gente.