Primeira etapa, com participação das cozinheiras das escolas da rede municipal de ensino, foi ministrada pelo professor Frontino Dias Viera, da Univates
O Poder Público Municipal, através da secretaria de Educação, oportunizou na quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril, para as responsáveis pela manipulação de alimentos (cozinheiras) dos 10 educandários da rede pública de ensino (Educação Infantil e Fundamental), a primeira etapa do curso “Boas Práticas para a Manipulação de Alimentos”. A capacitação, ministrada pelo professor Frontino Dias Vieira, da Univates, aconteceu nas dependências do auditório da Casa da Cultura, contando com a participação da nutricionista da rede pública municipal Rafaela Dall'Asta. O objetivo é qualificar os profissionais para minimizar o risco de ocorrência de doença transmitida por alimentos às mais de 2,8 mil crianças e adolescentes que frequentam a Rede Pública Municipal.
Segundo a secretária Veridiana Maria Tonini, os responsáveis pela manipulação de alimentos devem ser capacitados periodicamente em temas como higiene pessoal, contaminantes alimentares, manipulação higiênica dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas.
“As cozinheiras desempenham papel fundamental na rede pública municipal de ensino, não só como como condutoras das técnicas adequadas para o preparo do alimento, mas também como colaboradoras da melhoria da aprendizagem do aluno e da formação de bons hábitos alimentares”, destacou.
A nutricionista Rafaela salientou que a cada dia que passa a preocupação de todos os envolvidos na área da alimentação é proporcionar o melhor para os alunos.
“Buscamos sempre conscientizar e qualificar as cozinheiras para que os alimentos, que chegam à mesa durante as refeições na rede pública municipal, sejam saudáveis e seguras. Sabemos da capacidade e da paixão de cada uma em proporcionar o melhor para as crianças e adolescentes. Buscamos, dentro do que determinam as leis, repassar as mudanças que ocorreram nos últimos tempos na manipulação de alimentos, desde o recebimento, armazenamento, preparo e conservação, bem como a higienização e desinfecção do ambiente”, destacou.
As próximas etapas estão agendadas para os meses de agosto e outubro. No total, serão 16 horas de capacitação para os manipuladores de alimentos. Todos receberão certificado de participação.