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15/05/2021 Sec. de Educação
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Secretaria de Educação inicia a formação continuada para monitores 2021 em Guaporé

16 oficinas pedagógicas, com 12 temas, serão ministradas por profissionais do SESI/Fiergs

O Poder Público, através da Secretaria de Educação com a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), promove mais uma atividade de qualificação para os profissionais da área do ensino da Rede Pública Municipal. 16 oficinais pedagógicas, com 12 temas de extrema relevância para o educar das crianças, adolescentes e jovens, serão realizadas em mais uma formação continuada para os monitores.

De forma online, as oficinas estão sob responsabilidade do SESI/Fiergs, sob coordenação da professora Monica Bertoni dos Santos, estão sendo ministradas para 231 inscritos entre atendentes de creche, monitores de educação e coordenadoras pedagógicas. Os profissionais de educação acessam o curso através do Microsoft Teams, no aplicativo podem interagir com os professores, fazer comentários e questionamentos através do chat. O SESI ainda dispõe da Plataforma Modle para os cursistas receberem atividades, textos, vídeos, participarem de fóruns de discussões e ainda assistir novamente a oficina, pois esta fica gravada.

No cronograma da formação continuada, ao longo das oficinas pedagógicas serão desenvolvidos os seguintes temas: Brincadeiras, jogos adequados aos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas; O cuidar, o educar, as interações e a resolução de conflitos envolvendo as crianças e os adultos com quem convivem; Os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento garantidos às crianças nos diferentes grupos etários da Educação Infantil; A construção de jogos: os jogos de pátio, os jogos de mesa, jogos e atividades individuas e coletivas e a rotina escolar na Educação Infantil; O uso de metodologias ativas, o fazer, o explorar materiais e recursos lúdicos e variados; A musicalização, a dança, os jogos teatrais, as artes visuais, a literatura infantil, o desenvolvimento da linguagem materna e de diferentes linguagens, a valorização da criatividade e das produções das crianças; Os ambientes de afeto e adequados ao desenvolvimento cultural e socioemocional das crianças, considerando as características dos diferentes grupos etários da Educação Infantil; As práticas e cuidados pessoais – alimentar-se, vestir-se, higienizar-se; Os primeiros socorros, e cuidados com a saúde no dia a dia, em especial, nos tempos de pandemia; A interação e formas de comunicação com as famílias; Práticas inclusivas: o papel do monitor diante da inclusão; O bom relacionamento, a estética e a ética, a afetividade, a adequação das situações e formas de agir e estar referentes ao cuidar e ao educar os diferentes grupos etários na educação Infantil.

A primeira oficina, realizada no dia 11 de maio, teve como tema “O cuidar e o Educar na Educação Infantil”.

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