02/06/2021 Sec. de Educação

Secretaria de Educação formaliza parceria com SENAI para cursos profissionalizantes na Rede Municipal de Ensino

Projeto Turno Inverso: serão ofertados, cursos técnicos no SENAI Guaporé, para os alunos dos 9ºs anos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, vem priorizando, desde 2017, investimentos significativos na educação pública. Neste momento desafiador em que vivemos, a prioridade fundamental deve ser voltada ao pedagógico, investindo intensamente nas aprendizagens dos estudantes. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação buscou construir parceria com o SENAI, aderindo ao “Projeto Turno Inverso – Trilhas da Aprendizagem”, com o objetivo de oportunizar aos alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais vivências teóricas, práticas e conteúdos relacionados à uma formação profissional em diversas áreas do conhecimento.

Com recursos próprios, o Município irá investir em vagas para alunos que desejarem estar no turno inverso da escola no aprimoramento das aprendizagens, com oferta de vários cursos profissionalizantes. Neste primeiro momento, conforme a Secretária Veridiana Maria Tonini, estarão à disposição os cursos de Eletrônica (analógica e digital), Robótica (Lego Zoom), Tecnologias da Indústria e Fundamentos da Programação de Software. Porém, as coordenadoras pedagógicas e professores das escolas, estão realizando levantamento junto aos alunos, a fim de avaliarem as principais áreas de conhecimento de interesse. As escolas receberam com muito entusiasmo a ideia da parceria com o SENAI e já estão planejando toda a estruturação para que o projeto realmente seja um sucesso.

“É uma oportunidade ímpar para os estudantes ampliarem seus conhecimentos e se prepararem para uma sociedade cada vez mais dinâmica e competitiva. Queremos, com a oferta dos cursos, fazer com que nossos alunos estejam focados no aprendizado. As atividades com o SENAI, neste primeiro momento, acontecerão no turno inverso ao da escola regular e não haverá nenhuma despesa para as famílias, já que o investimento é pago pela Administração”, disse Veridiana.

Conforme a secretária, o prefeito Valdir Carlos Fabris destacou que o Poder Público estará sempre ao lado de iniciativas que incentivem a educação para os nossos jovens.

“Estamos celebrando o primeiro passo dessa parceria que terá continuidade durante todo o Governo Fabris e Bastian”.

A Secretária ressaltou ainda:

“O que esperamos dos alunos que serão beneficiados com o projeto é que tenham comprometimento em permanecer estudando após o término do Ensino Fundamental. Além de aprimorar o conhecimento e ampliar as possibilidades dos nossos estudantes, pensamos ser um projeto que os motive para continuar seus estudos no Ensino Médio. Este projeto iniciará com alunos no mês de julho e certamente será ampliado nos próximos anos”.

As ações, salientou Veridiana, acontecerão no espaço do SENAI Guaporé, com atividades teóricas e práticas, sob coordenação dos profissionais capacitados da instituição. A expectativa, nos próximos dias, é de também formalizar uma importante parceria com o SESI, para então contemplar vagas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contraturno escolar.