23/04/2020

Secretaria de Educação entregará mais 122 sacolas confeccionadas com alimentos da merenda escolar

Beneficiários são núcleos familiares de estudantes que frequentam as 10 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Guaporé estão, neste momento em que não estão ocorrendo atividades dentro das salas de aula, para evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), atuando para proporcionar condições às famílias que enfrentam dificuldades econômicas. Equipes desdobram-se para a confecção das sacolas básicas, elaboradas com produtos da alimentação escolar, para posterior entrega. Estes são adquiridos pela Administração Municipal com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). São parceiros na gestão dos produtos o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Escritório da Emater/Ascar-RS e a Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé (Cooesg).

Na quinta-feira, dia 23, mais 122 sacolas, compostas por pães, tomate, banana, farinha de milho, maçã, cenoura, leite, massa, cebola, feijão, repolho, alface e arroz, estão sendo distribuídas em quatro educandários. A entrega acontece em local com total ventilação e dentro do que determinam os protocolos de saúde. Há álcool em gel para o representante do núcleo familiar que for retirar e o distanciamento social é respeitado. Nesta etapa, a entrega acontece nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum, Zaida Zanon e Imaculada Conceição.

A secretária Veridiana Maria Tonini afirma que todas os núcleos familiares, somente das crianças que frequentam a Rede Pública Municipal, foram cadastradas e as mais necessitadas recebem as sacolas básicas com produtos da alimentação escolar.

“É trabalhosa a montagem das cestas, mas extremamente compensadora para todos nós da Secretaria de Educação. Temos a certeza que o pouco que estamos distribuindo está sendo de grande valia para as famílias beneficiadas. Destaco o belo trabalho desempenhado pelas equipes das escolas, do CAE, Emater, da nutricionista Rafaela Dall’Astra e da diretora da merenda Licélia Cassol”, disse Veridiana.

Rafaela salienta a importância da qualidade dos produtos que estão chegando à mesa das famílias da Rede Pública Municipal.

“Indiscutível a qualidade nutricional da alimentação que é disponibilizada para os nossos alunos. São produtos da agricultura familiar que passam por um processo de análise rigoroso da equipe da Secretaria de Educação, bem como do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Sabemos o quanto os nossos produtores rurais são empenhados para proporcionar o melhor para todos, não só estudantes, mas também para a comunidade. O momento é delicado, mas não deixamos, dentro das nossas possibilidades, faltar alimento de qualidade para os estudantes, garantindo a manutenção de seu estado nutricional", destacou.

Conforme a secretária, a entrega das sacolas básicas está em conformidade com o que determina a Lei Federal 13.987/2020. A empresa Love Laços doou as sacolas plásticas para a distribuição às famílias.